O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) aprovou, em reunião ordinária realizada na manhã desta terça-feira (27), em Campinas, a aplicação de aproximadamente R$ 18 milhões do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) – órgão atrelado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) – em ações de combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o assunto já vinha sendo discutido desde a semana passada, quando os chefes do Poder Executivo se reuniram virtualmente, e foi sacramentado na terça-feira. Atualmente, o Fundo dispõe de aproximadamente R$ 18 milhões, fruto do superávit registrado desde a criação da agência – que recebe contribuição dos municípios e do Estado.
“Esse recurso do Fundocamp é fruto do superávit registrado anualmente pela agência desde a sua criação. Houve essa solicitação por parte dos prefeitos, nós discutimos o melhor objeto dentro da Câmara Temática da Saúde e agora a utilização deste montante foi aprovada pelos chefes do Poder Executivo. Hoje, sacramentamos o assunto com a aprovação perante ao Conselho de Desenvolvimento”, explicou Benjamim Bill Vieira de Souza, diretor-executivo da Agemcamp.
Ingresso
Ainda durante o encontro, os prefeitos também aprovaram a inclusão do município de Amparo na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Como próximo passo, o Conselho vai encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Regional, solicitando que sejam feitos os estudos necessários visando subsidiar a decisão. Um parecer técnico precisa ser construído para embasar um projeto de lei complementar a ser encaminhado para a Alesp (Assembleia Legislativa). É necessária também uma consulta à população, como prevê a Constituição Política do Estado de São Paulo.