08 ABR 2021
Vinhedo e Valinhos se unem para comprar vacina russa contra o coronavírus

As prefeituras de Vinhedo e Valinhos se uniram para adquirir de forma conjunta a vacina russa Sputink V, depois que as duas cidades formalizaram interesse em adquirir as doses diretamente com o governo da Rússia. O objetivo ao que os municí­pios consigam reduzir custos operacionais e logísticos para comprar a vacina, assim que ela for autorizada pela Anvisa para ser usada no Brasil.

A compra conjunta foi debatida entre e o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e o secretário de Assuntos Jurí­dicos e Institucionais de Valinhos, Cleber Bernardi, na quarta-feira (7).

O projeto ao adquirir as doses diretamente do governo russo, por meio do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, financiado pelo Fundo de Investimento da Rússia.

O uso emergencial do imunizante russo no Brasil estão em análise pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As vacinas apenas podem ser compradas com a autorização da Agência Sanitária nacional. Estamos buscando de todas as formas agilizar o processo de vacinação nos vinhedenses.

Fomos um dos primeiros municí­pios a manifestar interesse pela compra direta e já tivemos duas reuniões com o Fundo de Investimento da Rússia. Caso seja possí­vel a aquisição, já estamos estudando a logística da importação entre Vinhedo e Valinhos para diluir os custos, explicou Dr. Dario.

A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, atingiu 91,6% de eficácia contra a covid-19, segundo dados preliminares de uma pesquisa publicada no periódico The Lancet. A vacina já usada para imunizar a população russa e seu uso emergencial já foi aprovado em países como Argentina e Paraguai. Recentemente a Alemanha iniciou negociações com a Rússia para adquirir a Sputinik V.