25 MAI 2021
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Vinhedo dá início a projeto de sustentabilidade para recuperar APPs
Programa foi iniciado na APP do Jardim Melle, que foi limpa, será cercada com alambrado e terá a mata ciliar recomposta

A Prefeitura de Vinhedo iniciou esta semana um importante programa de sustentabilidade para recuperar e proteger Áreas de Preservação Permanente (APPs) da cidade, que vai percorrer as margens de cursos de água e mananciais com ações de limpeza e revitalização. Nesta segunda-feira (24), o projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foi iniciado na APP do Jardim Melle, que foi limpa, será cercada com alambrado e receberá plantio de árvores nativas para recompor a mata ciliar.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Luiz Vieira, a APP do Jardim Melle foi desfigurada em uma das margens do córrego, ocupada como estacionamento de veículos e área de descarte de entulhos. Ele explicou que foram retirados do local ao menos cinco caminhões de materiais inservíveis e recicláveis, encaminhados para a empresa de limpeza urbana de Vinhedo, que fará a destinação correta dos itens.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Monique Marmol, nesta quarta-feira (26) será feita uma última varrição na área, supressão das bananeiras por serem exóticas e prejudiciais ao local onde foram plantadas. Será realizado ainda um estudo da área para cálculo do reflorestamento da APP com espécies nativas e a instalação do alambrado. A invasão em áreas verdes causa desmatamento, erosão, poluição com o descarte irregular de materiais, que contribui para a proliferação de animais peçonhentos.

“Essa invasão impede também o desenvolvimento natural e orgânico do local e estimula o risco de assoreamento e contaminação do córrego”, disse Monique. A APP ocupa área de 30 metros nas margens do córrego do Jardim Melle, que deságua no Ribeirão Pinheiros.

“Foi uma ação muito maior do que imaginávamos e tivemos que solicitar apoio de várias secretarias para fazer limpeza e requalificação do local”, disse o secretário. Segundo ele, a APP do Jardim Melle vai ganhar até o fim de semana um alambrado com cerca de 150 metros de extensão para coibir novas invasões, como carros estacionados e despejo de entulhos.

“Orientamos moradores e trabalhadores que usavam o local para estacionar o carro que se trata de área de preservação permanente e por isso não pode ser utilizada para nenhum fim que não seja de preservação ambiental. Todo o local será isolado e vai passar por reflorestamento”, disse Vieira. Segundo o secretário, o projeto de limpeza, revitalização e preservação vai passar por outras APPs da cidade.

Monique explicou que a Secretaria já realizou o levantamento das áreas verdes e de preservação permanente que são de domínio público e os próximos passos são diagnosticar a situação de cada uma delas, verificar a necessidade de fechar o acesso com alambrado e realizar projeto de replantio para adensamento e recuperação da flora.

“Tudo isso envolvendo os moradores no entorno dessas áreas, inclusive estimulando a conexão com o plantio das mudas e promovendo educação ambiental. Essa ação envolvendo os moradores já estamos realizando na APP do Jardim Melle”, lembrou. As APPs são áreas protegidas pela Lei Federal 12.651/2012 (Novo Código Florestal).

Autor: Silvana Guaiume