31 MAI 2021
Vinhedo inaugura Central de Informações Turísticas no Memorial do Imigrante
Iniciativa fortalece vocação do município para o turismo ao mesmo tempo em que reabre aos visitantes um icônico patrimônio cultural da cidade

A Prefeitura de Vinhedo inaugura nesta terça-feira (1º) a Central de Informações Turísticas marcando a reabertura do prédio principal do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini, que estava fechado desde 2016. A iniciativa restabelece o receptivo turístico para fortalecer a vocação do município para o turismo ao mesmo tempo em que reabre aos visitantes um dos mais icônicos patrimônios culturais da cidade.

“Num primeiro momento estamos arrumando a casa para realizar as intervenções necessárias no Memorial. A reabertura da Central de Informações Turísticas está neste primeiro momento. Num segundo momento, vamos voltar a realizar eventos e apresentações no local para atrair e bem receber nosso visitante”, afirmou o secretário interino de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

O prédio principal, que sofreu por muitos anos com problemas de infiltração, passou por reformas e está sendo adaptado para receber visitantes. As estátuas externas foram lavadas e as bandeiras serão hasteadas. O local vai abrigar a Central de Informações Turísticas e exposições itinerantes. A Central é o espaço para divulgação e promoção do turismo de Vinhedo, com acolhida aos visitantes, entrega de folders e exibição de vídeos sobre as atrações da cidade.

O atendimento na Central de Informações Turísticas será realizado, a partir de terça-feira, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. A Prefeitura está viabilizando uma parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para que o local fique aberto também aos fins de semana, mas ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.

Outras reformas vão acontecer no Memorial nos próximos meses, como a pintura externa, reforma das instalações elétricas e um novo projeto de jardinagem. “Queremos transformar os diferentes espaços do Memorial em atração turística”, explicou Romanetto. Ele comentou que no segundo semestre está prevista a realização de uma exposição de ceramistas de Vinhedo nos jardins do Memorial. “Já estamos conversando com os ceramistas”.

Segundo Romanetto, o Memorial vai abrigar eventos e apresentações no auditório e na área externa assim que for possível, respeitando todas as regras sanitárias de combate à pandemia de coronavírus. “É importante valorizar a cultura e as artes em um amplo processo social que fortalece a identidade e o bem-estar dos moradores. Cultura também é sustentabilidade e desenvolvimento”, afirmou.

O Memorial do Imigrante abriga ainda a Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal e uma sala de reunião para os conselhos municipais de Vinhedo.