08 JUN 2021
Saúde de Vinhedo alerta para queda na procura por vacinas de rotina na pandemia
Estimativa é de que a adesão ao calendário de vacinação esteja entre 60% e 70%, quando o ideal é de que 90% da população seja vacinada

A redução na procura pelas vacinas do calendário de rotina, principalmente para crianças, desde o início da pandemia, preocupa a Secretaria de Saúde de Vinhedo. A estimativa é de que a adesão ao calendário nacional de vacinação esteja entre 60% e 70%, quando o ideal é de que 90% da população esteja vacinada para evitar o ressurgimento de doenças graves já erradicadas.

Segundo o secretário de Saúde interino de Vinhedo, Milton Ribolli, o isolamento social e a ausência de aulas presenciais contribuíram para reduzir a procura das vacinas de rotina. “Nas escolas sempre há busca ativa por crianças sem vacina, orientações e reuniões com os pais. A pandemia dificultou esse contato e fez cair o número de crianças imunizadas”, disse.

O calendário de vacinação de rotina do Plano Nacional de Imunização (PNI) inclui 26 doses de vacinas em crianças desde recém-nascidas até completarem 4 anos. Entre a pré-adolescência e adolescência, são outras seis doses de vacinas. Adultos com o calendário em dia recebem quatro doses e grávidas, duas.

O Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo, que distribui mais de 300 milhões de doses de imunobiológicos anualmente. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, o PNI conta com 37 mil postos públicos de vacinação de rotina em todo o País, sendo que em campanhas realizadas anualmente este número chega até 50 mil postos.

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são alguns exemplos de doenças comuns no passado e que hoje deixaram de preocupar as famílias. “Manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para proteger a saúde das crianças e também dos adultos. Erradicar doenças é um grande avanço para a Saúde”, afirmou Ribolli.

O esquema vacinal do Brasil é complexo e completo no combate às doenças mais prevalentes aos brasileiros e começa a atender a população desde o nascimento. O calendário concentra a oferta de muitas vacinas em um curto espaço de tempo, ainda na infância, para facilitar a imunização da maior parte das pessoas ao mesmo tempo, agilizando o atendimento dos pais que levam as crianças aos postos de vacina.

Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos das reações temporárias. As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis.

Autor: Silvana Guaiume