28 JUN 2021
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Terminais Rodoviários de Vinhedo ganham monitores com informações em tempo real das linhas de ônibus
Usuários podem acompanhar itinerário também pelo aplicativo Cittamobi, gratuito e disponível na versão mobile para Android e iOS
A Prefeitura de Vinhedo e a Mobilidade Vinhedo (MoV) instalaram nesta semana no Terminal Rodoviário Antônio Zechin, no Centro, e no Terminal Rodoviário Verônica Briski Von Zuben, na Capela, monitores que trazem informações em tempo real sobre as linhas do transporte coletivo.
“Os monitores facilitam a vida dos usuários de ônibus da cidade, que podem visualizar em tempo real as linhas que passam pelos dois terminais”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

Os usuários aprovaram a novidade, como as atendentes de lanchonete Natali Muniz dos Santos e Jéssica Silva Lima, que usam ônibus da MoV diariamente para o trabalho. “É bom pra gente saber se o ônibus está vindo, sem precisar perguntar para o pessoal do terminal”, comemorou Jéssica. “É só olhar no monitor pra saber se o ônibus está no horário”, disse Natali.

O motorista Cícero Adalberto dos Santos, que também utiliza ônibus diariamente para ir ao trabalho, aprovou a instalação do monitor para acompanhar os horários da sua linha e de outras, quando necessário. “Vai melhorar muito”, disse.

Outras ações

Na semana passada, a concessionária de transporte público de Vinhedo concluiu a reforma e manutenção dos abrigos e pontos de ônibus de Vinhedo. A cidade tem 226 pontos, sendo 85 cobertos para proteger os usuários de sol e chuva. O trabalho foi realizado em etapas, sendo iniciado pelo Distrito Industrial, Bairro da Capela, Jardim Miriam, Avenida Independência, Centro, indo depois para os outros bairros.

No final do mês de março, a MoV doou quatro totens de pedal para álcool gel, que também foram instalados nos dois terminais de Vinhedo. Os equipamentos foram produzidos na garagem da empresa, com o objetivo de estimular os usuários a sempre higienizar as mãos e também a seguir todos os protocolos de segurança para reduzir a proliferação da Covid-19.

Outra iniciativa que está em andamento é a colocação de placas informativas com linhas e itinerário nos pontos, para melhorar a comunicação visual. Além disso, os usuários passaram a poder utilizar o aplicativo Cittamobi, desenvolvido para atender às necessidades dos usuários do transporte público, que conseguem acompanhar seu ônibus em tempo real. O app é gratuito e está disponível na versão mobile para Android e iOS.

Todos os veículos da MOV são acessíveis para pessoas com baixa mobilidade, têm ar-condicionado, wi-fi grátis, GPS, biometria facial e tomadas com entrada USB para carregamento de celulares.

Autor: Ana Cândida Briski