Evento online contou com a participação de 58 pessoas entre representantes do poder público, sociedade civil e pessoas com deficiência
Unificar e rever os critérios referentes à carteira nacional para a pessoa com deficiência no uso do transporte coletivo e isentar IPVA para os responsáveis por pessoas com deficiência são duas das propostas de Vinhedo que serão encaminhadas ao governo federal e estadual, ao fim da IX Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Vinhedo, realizada em 29 de junho.
O evento online contou com a participação de 58 pessoas entre representantes do poder público, sociedade civil e pessoas com deficiência. As questões e propostas coletadas no evento, relacionadas às esferas estadual e federal, serão encaminhadas para debates no relatório síntese da Conferência Municipal às próximas etapas da Conferência, regional, estadual e nacional.
“As políticas públicas para a população de pessoas com deficiência são fundamentais para a construção de um município mais justo e inclusivo. Vamos nos debruçar sobre as propostas apresentadas na Conferência para que possamos viabilizar ações práticas de inclusão”, disse o prefeito Dario Pacheco, que participou da Conferência.
As propostas relacionadas à esfera Municipal serão encaminhadas diretamente aos órgãos municipais competentes. O relatório síntese está sendo concluído pela Secretaria de Assistência Social de Vinhedo. A IX Conferência Municipal teve abrangência municipal, caráter deliberativo e o objetivo geral foi discutir as novas perspectivas e desafios do tema: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
Duas Pré-Conferências Municipais foram realizadas antes, ainda em 2020, das quais participaram 50 pessoas, que debateram previamente o tema da Conferência. Os resultados dessas duas reuniões foram novamente debatidos nos grupos da Conferência, que deliberarem sobre as propostas de implementação de políticas públicas para a pessoa com deficiência.
A IX Conferência contou com a palestra de Luzia Lima Rodrigues, pós-doutora em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva pela Universidade de Lisboa, e David Rodrigues, especialista em Direitos Humanos e Inclusão. O evento também contou com a participação de da presidente do Conselho Municipal de Viviane Missio presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Mazon.
Foram eleitos para representarem a Conferência os seguintes delegados para a etapa Regional:
Representante do Poder Público
Titular: Luciana Domingues da Silva
Suplente: Flávia Pinheiro Alves
Representante da Sociedade Civil
Titular: Emiliana Paula da S. Ferreira
Suplente: Silvio Torezin