27 JUL 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Vinhedo intensifica Operação Noites Frias ante previsão de queda brusca de temperatura
Equipes estarão mobilizadas para atender moradores em situação de rua e também famílias em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Vinhedo intensificou a Operação Noites Frias com a previsão de queda brusca na temperatura nesta semana. Equipes da Secretaria de Assistência Social estarão mobilizadas para atender os moradores em situação de rua e também famílias em situação de vulnerabilidade. A Operação Noites Frias é um trabalho articulado entre as secretarias de Assistência Social, de Saúde, a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil.

“Estamos mobilizados e articulados para oferecer atendimento aos moradores que precisam de apoio para passar pelos dias frios que estão chegando, conforme a meteorologia. Trabalho sério, feito com compromisso pelos nossos servidores municipais. Nossa prioridade é cuidar das pessoas e contamos com todos”, disse o prefeito Dario Pacheco.

A população pode participar dessa operação, indicando famílias vulneráveis e pessoas em situação de rua, para que as equipes possam atendê-los e oferecer apoio. O trabalho de conscientização dos moradores em situação de rua, através da abordagem social, será intensificado, percorrendo as ruas para oferecer orientação e sensibilizar sobre a importância de aceitarem o acolhimento e sobre os riscos do frio mais intenso.

Uma equipe extra da Assistência Social estará mobilizada a partir de quarta-feira (28) para auxiliar na busca ativa desses moradores nas ruas, além do trabalho que já é feito rotineiramente na cidade. As equipes vão atuar para levar o maior número de pessoas para o pernoite no albergue do município, inclusive os animais de estimação desses moradores, ação que vai se estender até as 22h. Após esse horário, a Guarda Municipal deve ser acionada pelo telefone 153.

Os moradores em situação de rua precisam aceitar o acolhimento para serem levados ao abrigo. Caso não queiram deixar a rua, as equipes vão oferecer cobertores, mantas térmicas e alimentação para que possam suportar melhor as noites frias. A Defesa Civil vai monitorar a temperatura para verificar a necessidade de ações específicas.

Entre terça-feira (27) e 3 de agosto, todos os que procurarem o abrigo ou forem encaminhados pelo Serviço de Atendimento Especializado em Abordagem Social (SEAS) e pelas equipes de apoio serão acolhidos. Todas as políticas da Rede de Proteção, que inclui Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, estão articuladas para que, caso haja demanda específica, as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam atendidas de forma adequada.

A participação da sociedade civil é muito importante e a população pode colaborar acionando os canais de comunicação da Rede Protetora ao identificar pessoa em situação de rua, qualquer família ou indivíduo que necessite de ajuda neste momento. O Fundo Social de Solidariedade também participa dessa ação, contribuindo com roupas e cobertores da Campanha do Agasalho.

O serviço de Acolhimento funciona, em parceria com a Organização de Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais – SOS Santa Dulce, na Estrada da Capela 1.199.

Frente fria

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou a previsão de frio intenso entre quarta-feira (28) e 1° de agosto no Centro-Sul do Brasil, com a chegada de uma nova e intensa onda de frio. O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) indica que as temperaturas cairão bastante no Rio Grande do Sul e a frente fria vai se deslocar para o estado de São Paulo a partir da quarta-feira (28).

Ainda na quarta-feira (28), um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a umidade nas serras Gaúcha e Catarinense, o que pode causar chuva congelada e queda de neve nas áreas de maior altitude.

A persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -8°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C entre quarta (28) e sábado (31) são o grande diferencial dessa massa de ar frio.

No Sudeste, os dias mais críticos de menores temperaturas serão a quinta e a sexta-feira (29 e 30) com mínimas entre -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e máximas abaixo de 15°C. Também são previstas temperaturas negativas no sudeste de São Paulo.

Na quinta-feira, há previsão de geada em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. Também não se descarta chuva congelada nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira. Na sexta (30), a previsão de geada se entende para todo o estado de São Paulo.

Telefones de contato:

Secretaria de Assistência Social (SAS)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Ou pelo Whatsapp até às 22h (com o mesmo número 3826-8720)

Guarda Civil Municipal
(Após as 22h)
Telefone: 153

Defesa Civil

SOS Santa Dulce (Serviço Acolhimento)

Fundo Social de Solidariedade
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h