Além das 24 vagas fixas, Secretaria de Assistência disponibilizou mais 18 vagas no prédio do Quero Vida
A Prefeitura de Vinhedo ampliou o número de vagas em abrigo emergencial para acolher todas as pessoas que necessitam de proteção durante as baixas temperaturas. O Programa Noites Frias de Vinhedo atende pessoas em situação de rua durante o inverno. Além do abrigo na Capela com 24 vagas, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou mais 18 vagas no prédio do Quero Vida, no Jardim São Matheus.
“Precisamos ter um olhar sensível em relação a essas pessoas que se encontram em situação de rua. Nem todos aceitam ajuda, mas é um direto deles. Continuaremos atendendo todos, incluindo seus animais de estimação,” disse o prefeito Dario Pacheco.
Nos últimos dias, a equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, agentes da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal têm percorrido todos os bairros da cidade para fazer a busca ativa de pessoas em situação de rua também no período noturno, além do trabalho que já é feito regularmente durante o dia.
“Nós oferecemos nossas acomodações para que eles possam, pelo menos, passar a noite. Eles têm à disposição banheiro para banhos quentes, roupas de cama, roupas de frio, refeição noturna e o café da manhã. Os que se recusam a ir, recebem alimentação, manta térmica e cobertores”, explicou a secretária Cristina Mazon.
Além dessa ação, a Prefeitura já realizou a distribuição de mais de 250 cobertores para famílias vinhedenses assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social. Todas as medidas sanitárias em relação à Covid-19 estão sendo tomadas, como distanciamento, uso de máscara e higienização, para que todos os abrigados e os voluntários tenham segurança no local.
A participação da sociedade civil é muito importante e a população pode colaborar acionando os canais de comunicação da Rede Protetora ao identificar pessoa em situação de rua, qualquer família ou indivíduo que necessite de ajuda neste momento. O Fundo Social de Solidariedade também participa dessa ação, contribuindo com roupas e cobertores da Campanha do Agasalho.
Telefones de contato:
Secretaria de Assistência Social (SAS)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 3826-8720
Ou pelo Whatsapp até às 22h (com o mesmo número 3826-8720)
Guarda Civil Municipal
(Após as 22h)
Telefone: 153
Defesa Civil
Telefone: 3826-7699
SOS Santa Dulce (Serviço Acolhimento)
Telefone: 3826-5003
Fundo Social de Solidariedade
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 3826-2408
Serviço Móvel de Urgência e Emergência
Telefone: 192
Autor: Ana Cândida Briski