04 AGO 2021
BEM-ESTAR ANIMAL
Bem-Estar Animal de Vinhedo atende casos de emergência em clínica veterinária
Animais são de responsabilidade das pessoas que os encaminham para clínica, seus tutores no momento da internação
O serviço de Bem-Estar Animal de Vinhedo atendeu 28 animais em situação de vulnerabilidade desde 16 de julho, quando foi iniciado o contrato com uma clínica veterinária da cidade para casos de emergência, até esta quarta-feira (4). O serviço, iniciativa inovadora, garante atendimento de qualidade para pets vulneráveis que precisam de tratamento veterinário de urgência. Os animais são de responsabilidade das pessoas que os encaminham para a clínica, seus tutores no momento da internação.

“Temos um resultado positivo desse atendimento, que recebe animais de famílias em situação de vulnerabilidade, de ONGs ou de cuidadores voluntários, que precisam de tratamento e são atendidos. O cuidado com os animais domésticos faz parte do desenvolvimento humano”, disse a coordenadora do Bem-Estar Animal, Ana Flávia Costa.

O contrato com a clínica para atendimento emergencial tem validade de um ano e pode ser prorrogado. É importante destacar que o animal é de responsabilidade do tutor, da família em situação de vulnerabilidade, do voluntário de ONG ou do cuidador voluntário, que encaminha o pet para atendimento. Ele deve ser retirado da clínica pelo seu tutor assim que o tratamento estiver concluído e não pode ser abandonado no local pelo responsável. Vinhedo, assim como todas as cidades, não dispõe de abrigo para animais de rua.

Outros serviços

A Prefeitura de Vinhedo conta com outros serviços para a população de cães e gatos, como as castrações gratuitas de animais de moradores em situação de vulnerabilidade que participam de programas sociais, protetores independentes e ONGs que cuidam de animais abandonados e o contrato com clínicas particulares para castração de animais por preços menores, já que o município custeia os insumos necessários na cirurgia.

Interessados em castração podem procurar o Setor de Zoonoses, na Avenida João Paffaro, 1615, Bairro Pinheirinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3826-7486.

O que é o serviço de atendimento veterinário?
Serviço Médico Veterinário para atendimento emergencial clínico voltado a cães e gatos em situação de rua (errantes), da população em vulnerabilidade social ou inscrita em programas sociais (CRAS e Bolsa Família) e protetoras independentes cadastradas na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Não há taxas ou cobranças de valores para a realização deste serviço.

Quais são as normas que regulam o serviço?
O serviço disponibiliza gratuitamente o atendimento clínico veterinário emergencial para cães e gatos de acordo com as vagas diárias limitadas, compreendendo que o período de atendimento é de segunda a sexta feira, de acordo com o horário de funcionamento da Clínica Veterinária contratada. O foco do atendimento é clínico emergencial, logo exames clínicos e cirurgias não são contemplados neste serviço. Mas podem ser requeridos pelo Clínico para fins de diagnóstico e tratamento. Poderá haver uma triagem antes de disponibilizar as vagas a fim de que os casos de maior emergência sejam atendidos com a maior eficiência e rapidez.

Há prioridade para o atendimento?
No atendimento presencial têm direito a atendimento prioritário animais (cães e gatos) em situação de extrema urgência, e também tutores com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, com crianças de colo e obesos

Onde solicitar?
Deverá ser solicitado junto à equipe envolvida nos trabalhos de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb). Rua Monteiro de Barros, nº 520, Centro. Telefones: (19) 3886-5841 ou 3836-3389, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. E-mail: bemestaranimal@vinhedo.sp.gov.br.