06 AGO 2021
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura entrega novas viaturas para modernização da frota da Guarda Municipal
Vereadores acompanharam a entrega juntamente com o prefeito Dario Pacheco
A Prefeitura de Vinhedo realizou nesta sexta-feira (6) a entrega oficial de seis novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), dentro do programa de modernização da frota da corporação. Acompanharam a entrega realizada pelo prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o secretário de Transportes e Defesa Social, Coronel Ricardo Arantes, o Comandante da Guarda, Claudemir Brás de Araújo, e os vereadores Inês Diogo, Val Souza, Tiago Marra, Pastor Léo Fernandes e Mazinho, que é servidor da Guarda Municipal.

“Vinhedo é reconhecida nacionalmente como uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e nosso objetivo é fortalecê-la cada vez mais, com novos equipamentos, instrumentos de trabalho, cursos, reciclagens e muita tecnologia, aliada ao trabalho primordial que já realizam para a segurança de nossa cidade. Somos privilegiados por termos as forças policiais atuando de forma conjunta em Vinhedo. Contem comigo”, reforçou dr. Dario.

As seis novas viaturas são da marca Renault Duster zero quilômetro e foram locadas para trazer mais segurança aos guardas, que têm a à disposição veículos sempre novos, com as manutenções em dia e, em caso de problemas mecânicos ou acidentes, um novo veículo para utilização. Na próxima semana, uma caminhonete de grande porte deve chegar a Vinhedo para atender às demandas do GAPA (Grupo de Apoio Ambiental), totalizando 20 viaturas entre motocicletas e automóveis.

Segundo o Coronel Ricardo, está em processo de licitação a aquisição de novos uniformes e coletes para a corporação, além de outros projetos de melhoria contínua. “Está em andamento a instalação de sistema de GPS nas viaturas, o Sistema de Gestão da Guarda Civil Municipal e o sistema de câmeras de reconhecimento ótico com integração ao Detecta,da Secretaria Estadual de Segurança Pública, para criar uma muralha digital em torno do município”, adiantou.

Para o vereador Mazinho, as novas viaturas vão colaborar muito com os patrulhamentos realizados pela Guarda. “São veículos muito bons que certamente trarão mais agilidade nos serviços, revertendo em mais segurança para a população”, destacou.

GCM

Criada em 1981 pela Lei Municipal nº 1037, a Guarda Civil Municipal em seu início era denominada Serviço de Guarda Municipal e, desde então, consolidou-se na região como uma das forças locais de segurança mais respeitadas. A corporação é reconhecida por atuar para o bem-estar do morador.

A Guarda Civil Municipal tem entre suas atribuições vigilância noturna, policiamento, auxílio e cooperação às forças de segurança estaduais, que são a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Autor: Ana Cândida Briski