20 AGO 2021
Prefeitura de Vinhedo abre agendamento para matrículas das Oficinas Culturais
  Agendamento pode ser feito presencial nas centrais SIM ou pelo link https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline
A Prefeitura de Vinhedo abre nesta sexta-feira (20) o agendamento para as matrículas das Oficinas Culturais Municipais. São 30 cursos de artes visuais, dança, música, teatro e circo, somando 1.383 vagas. O agendamento pode ser realizado pessoalmente nas Centrais SIM ou pelo link https://vinhedo.mitraonline.com.br/servicosonline, a partir desta sexta (20). A inscrição será presencial, também na Central SIM e a matrícula deverá ser confirmada pelo Whatsapp da Secretaria, no número 3876-5393.

Após o agendamento, o interessado deve comparecer às Centrais SIM com sua documentação para escolher o curso que deseja frequentar, horários e Centro Cultural. O interessado deve ainda enviar mensagem para o Whatsapp da Secretaria de Cultura e Turismo para informar a inscrição e será avisado sobre a matrícula ou lista de espera, de acordo com a disponibilidade de vagas.

As inscrições vão até o dia 3 de setembro e as aulas estão previstas para começar no dia 10 de setembro. Das 30 oficinas, 27 terão aulas presenciais, com todos os protocolos de prevenção contra o covid-19, inclusive uso obrigatório de máscara e distanciamento físico. Outras três oficinas serão online. Os interessados serão matriculados conforme a ordem de inscrição na Central SIM, conforme as vagas para cada curso. Pelo Whatsapp, todos terão a matrícula confirmada ou serão informados caso tenham entrado na lista de espera.

A lista de Oficinas que serão oferecidas estará disponível para consulta da população nas centrais SIM e na página https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/282/oficinas-culturais/. São cursos como desenho, arte contemporânea, cerâmica e escultura, mosaico em tecido 3D, papietagem, alongamento, balé clássico, dança criativa, danças urbanas, jazz baby e infantil, sapateado, literatura, cotação de histórias, introdução à libras, musicalizacão infantil, canto, saxofone, teoria musical, violão, violão popular, violino, improvisação, improvisação cômica, arte dramática, universo do palhaço, teatro, costura criativa, artesanato, patchwork e variações.

Cada interessado poderá se inscrever em até duas modalidades. Este ano, haverá a opção do curso de literatura como novidade. Outra inovação é a implementação de nova metodologia de trabalho, com oferta de Oficinas Livres, de duração limitada, para que mais pessoas possam ser atendidas, e os alunos terão certificado ao final do curso.

“A retomada das oficinas culturais é de grande relevância para Vinhedo, cidade que tem tradição no fazer artístico. Queremos estimular nos nossos moradores o interesse pelas artes para criar uma sociedade mais humana e promover nossa identidade social. Interesse em protagonizar e disseminar a cultura, fundamental para a construção da nossa história”, disse o prefeito Dario Pacheco.

As oficinas vão ocorrer nos Centros Culturais Engenheiro Guerino Mario Pescarini e na Vila João XXIII, uma vez que o Centro Cultural da Capela será reaberto em espaço conjunto com a Secretaria de Assistência Social e está em fase de reforma.

“Este ano conseguimos aumentar o número de oficineiros contratados e diversificar as modalidades oferecidas, dando total liberdade para os proponentes criarem os projetos de acordo com sua visão e metodologia artística” destacou o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Segundo Renato, é papel da Secretaria de Cultura e Turismo ofertar à população a oportunidade de experimentar modalidades culturais, como forma de manter a mente ocupada e criativa.

Oficinas Culturais Municipais

São modalidades culturais oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Vinhedo em seus centros culturais nos segmentos de artes cênicas, artes visuais, dança e música. Neste ano ainda foi acrescida a modalidade literatura.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo, pelo e-mail secitur@vinhedo.sp.gov.br ou telefone 3876-5393

Documentação necessária

Para realização de matrícula é preciso apresentar o Cartão Cidadão de Vinhedo dentro da validade de dois anos e documentos originais.
Quem tem o Cartão Cidadão de Vinhedo fora da validade terá que fazer, obrigatoriamente, a atualização de seus dados cadastrais. Na data de seu atendimento, é preciso apresentar a via original da seguinte documentação:
- Cartão Cidadão de Vinhedo (quem já tem possui);
- RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se menor de idade, o responsável legal também deve apresentar essa mesma documentação;
- Comprovante de endereço do interessado, de acordo com as exigências do Cartão Cidadão de Vinhedo (conta de água, luz ou telefone fixo com data não superior a dois meses ou contrato de locação por prazo determinado e autenticado em cartório, por reconhecimento de firma do locador. Devem estar em nome do titular, cônjuge, filhos ou pais)
- Título de eleitor atualizado pela biometria (para convalidação de comprovação de endereço, se necessário).

Se menor, o agendamento deverá ser realizado também para o responsável legal, que precisará comparecer junto com o menor da data agendada, munido dos documentos para atualização do Cartão Cidadão.

Confira os cursos abaixo: