01 SET 2021
SAÚDE
Secretaria de Saúde de Vinhedo amplia atendimento de auriculoterapia para crianças
Prática, um dos ramos da acupuntura, é baseada no conceito de que a orelha é um microssistema que representa todo o corpo
A Secretaria de Saúde de Vinhedo está ampliando para crianças a partir de 5 anos os atendimentos de auriculoterapia, prática medicinal baseada no conceito de que a orelha é um microssistema que representa todo o corpo como um mapa. A técnica foi retomada na Rede Municipal de Saúde em junho e mais de 1.110 atendimentos foram realizados. Nas últimas semanas, a procura aumentou bastante, com, mais de 200 pacientes por semana.

A auriculoterapia integra as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde), regulamentadas pela Portaria nº2/GM/MS de 28 de setembro de 2017, que atende às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Vinhedo, o atendimento com a auriculoterapia, que faz parte das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, não precisa de agendamento ou encaminhamento.

“Os moradores podem buscam o serviço espontaneamente e muitos sentem melhora já na primeira sessão”, afirmou a psicóloga Júlia Ritez Martins, um das responsáveis pela terapia na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo, junto com a também psicóloga Ana Paula Godoy.

Júlia explicou que a prática é oferecida em diferentes unidades de saúde. Além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Planalto, onde voltou a ser oferecido, o atendimento foi ampliado à UBS da Vila João XXIII e na Capela, ao lado do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM).

“A procura só tem aumentado, trata-se de uma técnica de baixo custo e ótimos resultados”, afirmou Júlia. Segundo ela, as principais queixas dos pacientes que buscam tratamento com auriculoterapia são ansiedade, estresse, dores e, também, depressão, luto e sintomas pós Covid-19. “No momento, não há fila de espera, temos conseguido atender todos que procuram”, disse.

De acordo com Júlia, nas últimas semanas a Rede Municipal está atendendo mais duzentas pessoas semanalmente. “E a cada dia a procura aumenta, mostrando a necessidade de ampliação”, afirmou. Além da auriculoterapia, a Rede Municipal de Saúde oferece práticas corporais como o Liang Gong, ou Qi Gong.

Auriculoterapia

A auriculoterapia é realizada na parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. A prática é um dos ramos da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha.

O paciente passa por consulta para que seja feito um diagnóstico de como a técnica pode ser aplicada ao seu caso. Através do tato e da análise visual, o terapeuta identifica os pontos na orelha que devem ser pressionados com a aplicação de sementes de mostarda com adesivos. Essas sementes vão fazer pressão sobre esses pontos aliviando os sintomas do paciente.

O tratamento não tem contraindicações. As sementes podem permanecer na orelha por sete dias ou até caírem. Não há um perfil único de pacientes e qualquer morador pode utilizar a técnica. A duração do tratamento é definida pelo terapeuta.