20 SET 2021
TURISMO
Trem Expresso Vale das Frutas fará três paradas em Vinhedo no trajeto de Louveira a Valinhos
Passeio inaugural acontece no dia 24 de setembro com participação de autoridades e convidados das três cidades
O Trem Expresso Vale das Frutas, evento promovido pelo Convention & Visitours Bureau, com apoio da Prefeitura de Vinhedo, fará três paradas na cidade, no trajeto de Louveira a Valinhos, às 10h, 14h e 15h40. O trem percorre o circuito entre os três municípios em três fins de semana, nos dias 25 e 26 de setembro, 2, 3, 9 e 10 de outubro.  O passeio inaugural acontece no dia 24 de setembro com participação de autoridades e convidados das três cidades.

Os tíquetes são vendidos por trechos para flexibilizar a participação dos turistas nos diversos eventos que estarão ocorrendo nos três municípios. Em Vinhedo, os visitantes serão recebidos pela Associação Musical de Vinhedo, uma charanga de instrumentos de sopro com 11 componentes. Uma sugestão de passeio é a Represa 1, área de lazer e entretenimento que fica a 150 metros da estação e abriga a Feira do Produtor e Feira do Artesanato, que estarão funcionando das 10h às 16h.

Próximo à estação haverá ainda um festival de food truck no Espaço Maritacas, com atrações para crianças e jovens. Os que buscam uma programação ainda mais cultural poderão visitar, nos primeiros dois fins de semana, a 26° edição do Salão de Artes Visuais de Vinhedo, com 109 obras de 76 artistas brasileiros e um chileno. O Salão estará aberto no sábado e no domingo, até dia 3 de outubro, das 10h às 17h.

A abertura nos dois domingos acontece para que os visitantes do Expresso Vale das Frutas possam conhecer a mostra. O Salão de Artes de Vinhedo está no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira, na Rua Monteiro de Barros, n° 101, no Centro de Vinhedo.

Também nos três finais de semana, o visitante poderá conferir a exposição (Re)Florescer, no Memorial do Imigrante (Avenida dos Imigrantes, s/nº), de obras de arte de artistas ceramistas vinhedenses com representação de flores em cerâmica. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos dias 25, 26 de setembro, 2, 3, 9 e 10 de outubro, estará aberta das 10 às 15h.

(Re)Florescer reúne trabalhos variados de ao menos 20 ceramistas do município. Iniciativa para promover a visitação dos moradores ao Memorial, que vem sendo revitalizado desde o início deste ano, estimular a produção artística local, incentivar a formação de público para as artes e fortalecer a identidade cultural de Vinhedo.

Outra atração em Vinhedo é o Memorial de Arte Adélio Sarro, na Rua Ursa Maior, 210, no Mirante das Estrelas. O local estará aberto nos sábados e domingos de operação do Trem Expresso Circuito das Frutas das 11h às 14h e no dia 2 de outubro dá início à exposição O Olhar de Cada Um.

O Mosteiro de São Bento também está aberto ao público aos sábados e domingos e é um passeio de turismo religioso, por um prédio de arquitetura única em uma área arborizada, que convida ao descanso e à reflexão. No local é possível adquirir produtos gastronômicos artesanais produzidos pelos freis que habitam o mosteiro. Passeios por adegas da cidade complementam as opções de visitação para os turistas do Expresso Vale das Frutas.

Estação de trem

A Estação de Vinhedo, tombada pelo patrimônio público, passou por uma reforma emergencial no ano passado. A Prefeitura está contratando projetos para captar recursos e realizar as obras de restauração e revitalização do local.

Link para os ingressos: https://appticket.com.br/expresso-vale-das-frutas