01 OUT 2021
SANEAMENTO
Prefeitura e Sanebavi entregam 100% do sistema de esgoto no São Joaquim
Obra atende mais de 3,5 mil moradores do condomínio, coleta e trata cerca de 565 mil litros de efluentes por dia e beneficia bairros do entorno
A Prefeitura de Vinhedo e a Sanebavi realizaram, na manhã desta sexta-feira (01), a entrega da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário do condomínio São Joaquim, que agora passa a ter 100% do seu esgoto coletado. A obra beneficia mais de 3,5 mil moradores do condomínio, terceiro maior de Vinhedo. O sistema completo vai tratar cerca de 565 mil litros de efluentes por dia.

“Saneamento básico é saúde e desenvolvimento. A Sanebavi está investindo como nunca em obras e projetos para melhorar a qualidade de vida do vinhedense. Trabalho comprometido com a população para construirmos uma Vinhedo mais forte e sustentável”, afirmou o prefeito Dario Pacheco, que participou do ato de assinatura do contrato juntamente com o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

Também estavam presentes o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, os vereadores Pastor Léo Fernandes, Inês da Saúde e Marcio Melle, o síndico do condomínio, Álvaro Aparecido de Oliveira, o subsíndico, Armando Quinze, e o administrador, Leandro Real.

O superintendente da Sanebavi destacou a importância da obra para o município  “Essa obra atende não só ao São Joaquim, mas todo o entorno, e isso para o saneamento da cidade é muito importante, principalmente para seguirmos com a meta de universalização do sistema sanitário”, disse Jaderson Spina.

A primeira etapa das obras de implantação, entregue em junho deste ano, contemplou 352 lotes, a metade dos imóveis do condomínio, e o volume coletado e tratado era de 281 mil litros por dia. Com a conclusão da segunda etapa, o sistema passa a atender os 707 lotes. Cerca de 565 mil litros de efluentes serão tratados por dia na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Capivari.  Antes da implantação do sistema de esgotamento, os moradores do condomínio utilizavam fossas, método que, além do custo elevado, apresenta risco de contaminação do solo.

Para o síndico do condomínio, a data marca uma nova etapa e a sensação é de gratidão. “Quero agradecer a todos que participaram desse processo, os que deram início e continuidade, permitindo que esse dia chegasse. Principalmente a boa vontade da Prefeitura e da Sanebavi, que não mediram esforços para completar esse trabalho e nos entregar o sistema pronto hoje. Essa gestão sabe a importância dos condomínios para a cidade e nós só temos a agradecer por ter nos permitido realizar o sonho de ter o esgoto tratado. Estamos muito felizes”, afirmou o síndico do condomínio São Joaquim, Álvaro Aparecido de Oliveira.

Para a operacionalização do sistema, a Sanebavi executou a construção de uma elevatória de esgoto dentro do condomínio com recursos de R$ 1,4 milhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados para o projeto em 2012.

O condomínio ficou responsável pela execução de outras duas elevatórias e implantação das redes de esgoto de 20,2 quilômetros. Pelo contrato, firmado ainda em 2008 e instituído em forma de lei, o condomínio custeou as obras e, em contrapartida, a Sanebavi isenta o São Joaquim da cobrança da taxa de esgoto por 60 meses, administra a rede e o processo de tratamento dos efluentes na ETE.

O sistema de esgotamento sanitário do São Joaquim também irá beneficiar o Condomínio Alpes, que precisa de elevatória para lançar o esgoto no sistema da ETE Pinheirinho e agora poderá fazer o lançamento por gravidade até a ETE Capivari

O Condomínio San Nicholas, que não está ligado na rede pública, também será beneficiado de forma imediata, tendo seu esgoto lançado até a ETE Capivari. Outros bairros como a Chácara do Trevo e o Condomínio Sol Vinhedo Village, após execução de rede interna e interligação ao sistema, terá seu esgoto tratado na ETE Capivari.

Fotos: Eliel Rezende