13 OUT 2021
Vinhedo realiza Dia V da Vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos
Estratégia de atualização da carteirinha de vacinação oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças
A Prefeitura de Vinhedo realiza no sábado (16) o Dia V da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos, das 8h às 16h, em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Meirelles (Rua Agenor de Matos, s/nº, Parque São José, Capela) e Planalto (Rua Brasília, nº 273, Vila Planalto). Pais e responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação para que os profissionais de Saúde façam a leitura e indiquem as vacinas necessárias.

Durante o mês de outubro, todos os municípios paulistas estão mobilizados para a ação de atualização do esquema vacinal dos moradores de até 15 anos das vacinas:

• BCG
• Hepatite B
• Poliomelite
• Rotavírus
• Penta
• DTP
• Pneumo 10 valente
• Meningo C
• Febre amarela
• SCR e SCRV
• Hepatite A
• Varicela
• HPV
• Meningo ACWY
• Difteria e tétano
• dTpa para adolescente e gestante

Seis a cada 10 crianças e adolescentes que compareceram aos postos desde o dia 1º de outubro estavam com vacinas atrasadas. É o que mostra o balanço das duas primeiras semanas da Campanha de Multivacinação, focada na atualização em carteirinhas desde recém-nascidos até adolescentes de 15 anos.

A estratégia oferece 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças, melhorando coberturas vacinais que têm oscilado nos últimos anos. Assim, os pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto mais próximo com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A multivacinação vai até 29 de outubro.

Autor: Silvana Guaiume