25 OUT 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vinhedo inicia atendimento presencial do programa Quero Vida no dia 8 de novembro
Centro Dia Quero Vida atende pessoas com 60 anos ou mais em situação de risco; na pandemia atendimento ocorreu nas residências
A Secretaria de Assistência Social de Vinhedo inicia no dia 8 de novembro o atendimento presencial do programa Quero Vida, Serviço de Proteção Social Especial para idosos e sua famílias. O Centro Dia Quero Vida atende pessoas com 60 anos ou mais em situação de risco social, pessoal e de saúde. Hoje Vinhedo atende 24 idosos e, de acordo com o diagnóstico social, tem plano de trabalho estabelecido conforme as necessidades de cada um deles.

No período de pandemia, o programa atendeu os idosos de forma domiciliar. Assistentes sociais, enfermeira e auxiliares de enfermagem foram às casas dos idosos atendidos para avaliar a situação, colaborar nos encaminhamentos e verificar como as famílias refizeram seus arranjos no período da pandemia. Seguindo os protocolos estabelecidos pelo governo estadual e pelo município, houve a liberação para o atendimento presencial dos idosos, o grupo de maior risco no período de pandemia.

O programa é um trabalho conjunto entre as secretarias de Assistência Social e de Saúde. Conta com equipe especializada para oferecer o melhor atendimento ao idoso, composta por coordenação, assistente social, psicóloga, cuidadores, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, nutricionista. Oferece quatro refeições diárias e acomodações necessárias para a permanência do atendido durante o dia.

Para acessar o serviço, a família deve procurar a Central SIM do Centro (Rua Monteiro de Barros, 17) e da Capela (Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 94).

Autor: Silvana Guaiume