17 NOV 2021
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura entrega obras de infraestrutura na Rua João Edueta e no Bairro Casa Verde
Somados, projetos de contenção tiveram o custo de mais de R$ 875 mil
A Prefeitura de Vinhedo realizou a entrega, nesta quarta-feira (17), das obras de infraestrutura na Rua João Edueta, região da Capela, e também no Bairro Casa Verde, entre as ruas Oti e Tamoios. Ambos os serviços se tratam de contenções, através da construção de muro de gabiões, para evitar deslizamentos de terra e proteger as famílias que vivem nos locais.

A entrega das obras foi acompanhada pelo prefeito Dario Pacheco, secretário de Obras, Ricardo Benfica, diretor de Obras, Kleber Reis, o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, os vereadores Inês Diogo, Márcio Melle, Mazinho, Pastor Léo Fernandes, Paulinho Palmeira, Rubens Nunes e Thiago Marra. “São obras que vinham se arrastando há anos em Vinhedo, algumas até já judicializadas, que finalizamos no primeiro ano de mandato. Todas realizadas com recursos municipais e de maneira urgente, pois se tratam de áreas de risco”, explicou dr. Dario.

As obras de contenção do talude com muros de gabião de 45 metros de extensão e cinco metros de altura da Rua João Edueta foram realizadas na esquina com a Rua Fabíola Renata de Almeida. O local era considerado área de risco devido aos deslizamentos, que podiam afetar imóveis e moradores da região. A obra vai solucionar de forma definitiva os problemas do local, evitando novos deslizamentos do talude. O valor da obra foi de R$ 365.862,36, executada com recursos municipais.

Conforme explicou o secretário de Obras, se nada fosse feito e com a incidência de chuvas fortes existia o risco de desabamento da encosta, dos muros e até de construções. “Por se tratar de área de risco, identificada desde 2013 e com demanda judicial a partir de 2017, que até então não havia sido cumprida, o prefeito pediu urgência na solução do problema”, lembrou Benfica.

Casa Verde

Outra obra já entregue e que recebeu a visita das autoridades foram as encostas do Bairro Casa Verde, entre as ruas Oti e Tamoios. O trecho havia sido classificado pelo Instituto Geológico (IG) como grau 4, o maior de todos na escala de deslizamentos.

Em outubro de 2019, vinte e oito famílias foram orientadas a deixar o local, por risco de deslizamento. A discussão vinha desde 2012, por meio de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, que obrigava a Prefeitura a promover o reassentamento das famílias.

Com o valor de R$ 509.685,00, a obra foi entregue no início do segundo semestre e também resolveu em definitivo os problemas do local, a partir da construção de um extenso muro de 65 metros de gabião.

Segundo o presidente da Câmara, Nilton Braguetto, tanto as obras na Rua João Edueta quanto nas Ruas Otis e Tamoios são essenciais para a segurança dos que residem nas proximidades. “Obras que não aparecem, mas que têm grande relevância para as famílias que residem nos locais”, reforçou.

Autor: Ana Cândida Briski