17 NOV 2021
SAÚDE
Vinhedo inicia a vacinação com dose de reforço para moradores com 18 anos ou mais
Vacina será aplicada sem necessidade de agendamento desde que o morador tenha recebido a segunda dose há no mínimo cinco meses
A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia nesta quinta-feira (18) a vacinação com a dose de reforço, a terceira dose, dos moradores adultos, com mais de 18 anos, desde que tenham recebido a segunda dose há no mínimo cinco meses. A vacinação será feita sem necessidade agendamento, por livre demanda, no Polo de Vacinação da Terceira Idade, na Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125. No local, também sem necessidade de agendamento, estão sendo aplicadas primeiras doses para moradores com 12 anos ou mais, e segundas doses, conforme o prazo do esquema vacinal.

A vacinação sem necessidade de agendamento acontece até o dia 27 de novembro. Nesta quinta (18), sexta (19) e de segunda (22) a sexta-feira (26) da semana que vem as vacinas serão aplicadas das 7h30 às 18h30. Neste sábado (20) e no sábado que vem (27), o atendimento acontece das 7h30 às 15h30, e neste domingo (21), das 7h30 às 13h.

Quem agendou a vacina será atendido no local, dia e horário marcados. Profissionais da Educação que não residem em Vinhedo poderão receber a dose adicional desde que comprovem o vínculo de trabalho na Rede Municipal ou Privada de Educação da cidade.

Lembrando que a segunda dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose, a segunda dose da Coronavac/Butantan é aplicada 28 dias após a primeira dose e a segunda dose da Pfizer/BioNTech deve aguardar 21 dias após a primeira dose para maiores de 18 anos de idade e 56 dias para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade.

“Vamos iniciar a vacinação com a dose de reforço para a população adulta, conforme determinação do governo estadual, como medida para que possamos manter nossos moradores protegidos e manter os baixos índices de contaminação na cidade. Estamos há 14 dias sem nenhum registro de mortes por covid-19 em Vinhedo. Ainda temos que nos proteger, usar máscaras, álcool em gel e temos que nos vacinar”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O secretário de Saúde, Milton Ribolli, esclareceu que é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação covid-19 para receber a terceira dose. Quem perdeu a carteira, deve retirar a segunda via do documento na Secretaria de Saúde. Por questões de controle vacinal, não será aceito o comprovante eletrônico de vacinação.

São Paulo

A aplicação da dose de reforço para todos os moradores de 18 anos ou mais foi confirmada nesta quarta (17) para todo o Estado de São Paulo pelo governo estadual. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.

A dose adicional era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. Com a mudança, 710 mil pessoas em todo o Estado já estão aptas a receber a dose adicional do imunizante contra COVID-19 nesta quinta-feira. Segundo o governo estadual, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo poderão receber a dose de reforço.

Em São Paulo, o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível na unidade de saúde: Pfizer, Coronavac e mesmo Astrazeneca. Os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal.

Ainda seguindo o governo federal, quem tomou a dose única da vacina da Janssen deverá tomar a segunda dose após oito semanas e, depois de cinco meses de completar o ciclo vacinal, poderá receber a dose de reforço. O Estado de São Paulo, porém, não conta com estoque do imunizante Janssen e aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a essa vacina.

Importância da segunda dose

O governo de SP reforça a importância da população completar o ciclo vacinal para garantir a imunização contra covid-19. Embora na última semana São Paulo tenha registrado uma redução de 7,5% dos faltosos, ainda há 4,9 milhões de pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose da vacina nos 645 municípios do estado: 2,8 milhões de doses da Pfizer; 1,1 milhão de Astrazeneca e 895,1 mil de Coronavac.

“É fundamental ressaltar que apenas com o esquema vacinal completo a população estará protegida. Estamos buscando conscientizar sobre a necessidade de completar o esquema vacinal. O maior número de faltosos está entre os adolescentes que não retornaram aos postos para a vacinação”, alertou Regiane.

Vacinação contra covid-19 sem necessidade de agendamento
Dias 18, 19, 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro, das 7h30 às 18h30
Dias 20 e 27, sábados, das 7h30 às 15h30
Dia 21, domingo, das 7h30 às 13h