18 NOV 2021
Inep altera locais de aplicação de provas do Enem em Vinhedo nos dias 21 e 28
Candidato deve buscar o lugar onde realizará o teste diretamente no Portal do Participante, no link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão aplicadas em Vinhedo nos dias 21 e 28 de novembro, domingo. Os locais foram redefinidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estão disponíveis no Portal do Participante, no link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. Três escolas municipais disponibilizadas para a realização do teste em Vinhedo não serão mais utilizadas.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. O início da aplicação das provas ocorre às 13h30.

Para saber as informações sobre o local de prova dessa edição é necessário acessar a Página do Participante, fazer o login pela conta no Gov.Br, clicar em "Aplicação" e clicar em "Local de Prova".  Um personagem interativo da Página do Participante irá enviar um botão escrito "Local de Prova". Basta clicar nele para ter acesso ao Cartão de Confirmação, no qual constará o local onde o aluno fará o Enem 2021

Além do local de prova, o cartão de confirmação de cada candidato traz informações como o número de inscrição, o número do CPF, a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas e horários das provas, orientações para a realização do exame, se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada.

Os inscritos que farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 terão o documento disponibilizado em data mais próxima à realização do exame, ainda a ser divulgada.

Enem

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai aplicar o Enem para 3.109.762 participantes, sendo 3.040.871 para a versão impressa e 68.891 para a digital. O Inep disponibiliza, em seu portal, as seções “Orientações” e “Perguntas Frequentes”, com as principais informações relacionadas ao exame e esclarecimento de dúvidas comuns dos participantes em relação ao Enem.

O Enem é realizado em dois dias de aplicação e é composto por quatro provas objetivas. São 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, e linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação.

Em 2021, o Enem impresso e o Digital serão aplicados nas mesmas datas e terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. No primeiro dia do exame, os participantes terão cinco horas e 30 minutos para realizarem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias, e língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição.

No segundo dia, o exame terá cinco horas de duração e serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Os participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão uma hora a mais, em cada dia do exame, para responderem às provas.

Outras datas

Participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 e que tiveram nova oportunidade de se inscrever para a edição 2021, no período de 14 a 26 de setembro, farão o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. A aplicação será nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Enem 2021: passo a passo para consultar o local de prova
Para saber as informações sobre o local de prova dessa edição é necessário seguir algumas etapas:
1. Acesse a Página do Participante
2. Faça o login pela sua conta no Gov.Br
3. Clique em "Aplicação"
4. Clique em "Local de Prova"
5. Após isso, um personagem interativo da Página do Participante irá enviar um botão escrito "Local de Prova". Clique nele e tenha acesso ao seu Cartão de Confirmação, no qual constará o local onde você fará o Enem 2021

enem horários

Obrigatórios:
● Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
● Documento de identificação válido
● Máscaras de proteção contra a Covid-19