22 NOV 2021
BEM-ESTAR ANIMAL
Prefeitura de Vinhedo vai realizar o Cidadão Pet, cadastramento dos animais domésticos
Medida busca informações sobre a população de pets na cidade para o fornecimento de serviços gratuitos e planejamento de políticas públicas
A Prefeitura de Vinhedo vai realizar, a partir do dia 1º de dezembro, o programa Cidadão Pet, ação de cadastramento dos animais domésticos da cidade. A medida busca criar um banco de dados com informações sobre a população de pets para o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal. O cadastro deve ser feito pelos tutores ou responsáveis pela família que possui os animais, através do Cartão Cidadão. As informações são confidenciais e serão utilizadas no planejamento de serviços e atendimentos a essa população.

O cadastramento vai permitir acesso a serviços como castração, chipagem, vacinação e consultas veterinárias. A partir de janeiro, os serviços do departamento municipal de Bem-Estar Animal estarão disponíveis apenas para quem tiver o Cartão Cidadão e os pets cadastrados.

Os tutores que já possuem o Cartão Cidadão podem cadastrar seus pets nas Centrais SIM, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou no Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde. A presença do animal não é necessária.

O atendimento para quem ainda não tem o Cartão SIM e deseja fazê-lo  deve ser agendado exclusivamente no link https://bit.ly/3cuM7Ws. Mais informações sobre o Cartão Cidadão no link https://bit.ly/3qZfNn1.

“Os animais fazem parte das famílias, do cotidiano das cidades e também da nossa população. Queremos desenvolver ações para estimular a posse responsável, reduzir a população de animais de rua e coibir maus tratos. A Prefeitura não consegue recolher todos os animais abandonados nem cuidar de todos os pets da cidade. Por isso vamos trabalhar com a colaboração dos tutores e moradores”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o Bem-Estar Animal, o objetivo do projeto é obter informações sobre a população de animais domésticos para definir estratégias de atuação. Mais informações podem ser solicitadas, apenas por mensagem de texto, ao Whatsapp 3836-3389 (Bem Estar Animal de Vinhedo).

Central SIM Centro – Rua Monteiro de Barros, 17
Central SIM Capela – Rua Juliana Von Zuben Degelo, 94