16 DEZ 2021
Professoras da Rede Municipal de Vinhedo recebem prêmio por práticas inovadoras
Premiadas, Thayse Polidoro e Patrícia Almeida trabalham na Escola Municipal Dr. Abrahão Aun
Dois projetos de Vinhedo foram premiados no concurso cultural de práticas inovadoras na educação, do programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR. As professoras premiadas foram Thayse Polidoro, na categoria Fomento ao Protagonismo do Aluno, e Patrícia Almeida, na categoria Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, ambas da Escola Municipal Dr. Abrahão Aun.

O objetivo do concurso é estimular práticas que fomentam o protagonismo das crianças e as competências socioemocionais, além de identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. As professoras premiadas receberam troféu e notebook e a escola recebeu uma televisão e projetor.

“A Secretaria de Educação sente-se orgulhosa e honrada pelo reconhecimento a essas profissionais, tendo em vista os projetos por elas tão bem desenvolvidos na Unidade Escolar. Parabéns”, afirmou a secretária de Educação de Vinhedo, Rogéria Nicoletti.

Partilhas e Descobertas foi o projeto da professora Thayse, no qual o protagonismo das crianças foi despertado por diferentes materiais e linguagens. “Nosso objetivo foi tornar a aprendizagem significativa, oferecendo para as crianças recursos que possibilitem a interação com os conteúdos trabalhados e autonomia de estudos. Entendemos a prática pedagógica como uma ação dinâmica e dialética que não se faz de maneira isolada”, disse a professora.

Segundo Thayse, a busca pela interação com as crianças em suas casas mobilizou as ações do projeto. “Foi no anseio do encontro com elas que estruturamos as ações, construímos os materiais e as possibilidades de partilhar essas práxis. Compreendemos que as crianças e suas famílias foram participantes do processo de ensino-aprendizagem e compartilharam suas experiências conosco durante esse processo”, afirmou.

O projeto da professora Patrícia foi chamado de Biblioteca em Casa. “Busca levar mais possibilidades de leitura e reflexão para os estudantes em tempos de pandemia. Com as aulas suspensas, os alunos perderam a possibilidade de levar para casa os livros de leitura da biblioteca, desse modo, o projeto disponibiliza livros, revistas e gibis que são enviados juntamente com kits pedagógicos para que tenham acesso a literaturas variadas”, explicou.

Patrícia comentou que ao redor do tema são formuladas cartas temáticas, com reflexões sobre o tempo que a sociedade está vivendo, o momento em que os estudantes estão, na conclusão de um ciclo, entre outros assuntos. “Um material relacionado ao tema e algumas propostas práticas para realização são enviados para a casa dos alunos. Nosso desejo é que essas flores que permearam todo o projeto, que culminará no plantio de mudas, simbolizem novas propostas de ensino, novos valores, novas esperanças, um processo de construção histórica, como também o início de um novo ciclo, temas trabalhados nesse período”, disse.

A ação do concurso é focada no Ensino Fundamental I. “Nosso objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras. O Caminhos para a Cidadania quer não apenas apoiar, mas também descobrir e incentivar novas alternativas para a realidade complexa do ensino no Brasil”, disse a responsável pelo programa, Ariane Teles.

Autor: Silvana Guaiume