08 JUN 2020
Incêndio destrói o prédio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, no Parque Municipal

Atendimento da pasta está temporariamente suspenso; indivíduo que estava de passagem pela cidade foi detido em flagrante pelo crime

Um incêndio na manhã desta segunda-feira, dia 8, destruiu o prédio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, localizado no Parque Municipal. O prefeito Jaime Cruz esteve no local logo pela manhã e conferiu os estragos provocados pelas chamas. Um indivíduo suspeito de ter cometido o crime, que inclusive confessou o fato à polícia, foi detido.

“Um fato lamentável. Fomos surpreendidos com este incêndio no final desta madrugada, que destruiu este espaço, que abrigava atualmente a nossa Secretaria de Esportes e Lazer e é uma marca do Parque Municipal. Que se apure com profundidade esse ocorrido e que, caso realmente tenha sido um ato criminoso, que o responsável pague pelo que fez”, destacou o prefeito Jaime Cruz, que esteve no local acompanhado da secretária de Esportes e Lazer, Juliana Marciano, e demais secretários.

O Parque Municipal, assim como os demais espaços públicos do município, são patrulhados pela Guarda Civil Municipal. Nesta madrugada, conforme registros da corporação, uma viatura passou pelo local às 5h02 e não notou nenhuma anormalidade no prédio da Secretaria de Esportes. Em nova ronda, às 5h44, os GCMs perceberam que o prédio estava pegando fogo e acionaram o Corpo de Bombeiros, que se deslocou para o local.

As chamas consumiram o prédio rapidamente, bem como tudo que estava em seu interior, como mobiliário, documentos e computadores. O espaço havia sido sede também da Secretaria de Cultura e Turismo, dos Escoteiros e ainda da própria Guarda Civil Municipal. O prédio foi periciado pela Polícia Científica.

Por conta do incêndio, a Secretaria de Esportes e Lazer suspendeu temporariamente o atendimento ao público. Assim que estiver instalada em nova espaço, a população será devidamente informada.

Incêndio criminoso

Um indivíduo de 37 anos, identificado como W.F.R., suspeito de ter cometido o crime, foi detido nesta manhã pela Guarda Civil Municipal. Encaminhado à Delegacia de Polícia, ele foi preso e autuado em flagrante por incêndio consumado.

De acordo com informações da Secretaria de Transportes e Defesa Social, o homem queria “morar” dentro do Parque Municipal, onde permaneceu durante o domingo, porém, ele foi retirado de lá ainda no domingo de noite pela GCM e orientado sobre os programas de acolhimento do município, como a possibilidade de pernoitar na Casa de Acolhimento de Pessoa em Situação de Rua, onde poderia, além de pernoitar, receber alimentação, fazer a higiene pessoal e receber roupas limpas.

O indivíduo não aceitou e, mais tarde, esteve na sede da Secretaria de Transportes e Defesa Social, onde foi novamente orientado. Novamente ele optou por não receberauxílio e saiu com destino incerto. Posteriormente, ele esteve ainda na Prefeitura, durante a madrugada, onde mais uma vez foi orientado pelo GCM que fazia a segurança do local.

Após isso, ele teria seguido para o Parque Municipal e colocado fogo no prédio. Em seguida, o indivíduo ficou desaparecido. Depois, pela manhã, por volta das 8h30, procurou a Secretaria de Assistência Social (primeira vez que esteve no local) solicitando passagem para retornar para Brasília. Na pasta, informou que estava de passagem pela cidade há uma semana.

Durante o atendimento, ele foi detido pela GCM, encaminhado para a Delegacia e preso em flagrante por incêndio consumado após ter confessado o crime, conforme informou a Polícia Civil, que salientou ainda que W.F.R. tem passagem pelo mesmo tipo de crime no Estado de Goiás, onde já esteve preso. Ele ficou à disposição da Justiça.