10 FEV 2022
SANEAMENTO
Sanebavi realiza obras de recuperação da captação do Rio Capivari destruída pelas chuvas
Foi necessário aguardar a redução das chuvas para baixar o nível do rio e permitir o acesso aos componentes danificados
A Sanebavi está trabalhando na recuperação do sistema de captação do Rio Capivari, que teve equipamentos e barragem destruídos com as fortes chuvas ocorridas há cerca de 10 dias. Para executar as obras foi necessário aguardar a redução das chuvas para baixar o nível do rio e permitir o acesso aos componentes danificados.

Com o alagamento e carreamento de areia, toda tubulação de sucção do bombeamento foi destruída e parte do tubo de recalque foi soterrada. Esses dispositivos estão sendo trocados e está sendo feita a instalação de novo gradeamento para filtragem de detritos.

Ainda esta semana, a Sanebavi vai fazer a reconstrução da barragem, que foi levada com a força das águas. Será feita a colocação de aproximadamente 20 caminhões de pedras para o represamento. “Estamos trabalhando com todas as frentes em campo para a rápida recomposição da nossa captação no Capivari. A recuperação da contenção é fundamental para estabilizarmos o volume de água, que é importantíssimo para o município e para os moradores”, afirmou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

A captação do Capivari é responsável por mais de 50% da água de abastecimento da Estação de Tratamento (ETA) 1. Desde o ocorrido no último final de semana de janeiro, dias 29 e 30, em que houve alagamento do rio no ponto de captação da Sanebavi, a produção de água da ETA 1 para abastecimento de Vinhedo tem sido feita a partir de recursos recalcados da Represa 1 e da Lagoa da Cerâmica, provenientes do Córrego Xoxó.

Até a tarde desta quinta-feira (10), cerca de 20 caminhões de areia e entulho foram retirados da área da captação. As equipes continuam no local fazendo as manutenções e as máquinas estão trabalhando na limpeza das margens e do leito do Capivari nesse trecho. As obras estão previstas para serem concluídas até o final desta sexta-feira.

Modernização da captação

O projeto para construção de um novo módulo que vai modernizar todo o sistema de captação no Capivari está aguardando autorização a ser expedida pelo Ministério Desenvolvimento Regional para abertura do processo de licitação.

“Em breve iniciaremos a construção de um novo módulo de captação, mais moderno, econômico e eficaz, que vai representar um grande avanço para o abastecimento de Vinhedo”, disse Spina.

A obra vai proporcionar economia no consumo de energia elétrica, aumentar a capacidade da captação e facilitar a manutenção e limpeza do sistema, protegendo o conjunto de motor e bomba. O projeto da nova captação está estimado em R$ 1,8 milhão.

Autor: Silvana Guaiume