25 FEV 2022
SANEAMENTO
Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo realiza estudos para ampliar e construir represa
Outras importantes ações estão sendo realizadas no município para ampliar a produção de água para o abastecimento dos moradores
A Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo deve concluir, em 60 dias, estudos ambientais para ampliação da Represa 3 e construção de uma nova represa de água no Córrego Bom Jardim. As análises foram iniciadas na semana passada por uma consultoria especializada. Elas vão apontar a viabilidade das obras nas duas regiões, levando em conta todas as questões ambientais envolvidas.

As obras buscam ampliar a produção de água em Vinhedo. Segundo a Sanebavi, a capacidade produtiva das duas represas somente serão conhecidas após a conclusão das análises, mas há expectativa de que elas possam produzir o equivalente a entre 30% e 40% do consumo no município. Os locais foram escolhidos, explicou o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina, pelo potencial de recarga hídrica.

Aumentar o sistema de reservas de água do município com a implantação de novas represas é necessário, apontou Spina, considerando que a última represa de Vinhedo foi construída em 1982, quando a cidade tinha 40 mil moradores, e hoje tem 81.516, conforme o IBGE. Segundo a Sanebavi, Vinhedo produz cerca de 21,8 mil metros cúbicos por dia, considerando todos os sistemas de abastecimento de água.

Cada morador utiliza em média 188 litros de água por dia, descontado o índice médio de perdas. A média é de 2021, inclusive considerando o rodízio. A recomendação diária é de 110 litros por pessoa conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).

A diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo, Lívia Barreto, explicou que a finalidade do estudo é realizar um amplo diagnóstico ambiental dos dois locais, levando em conta os impactos das obras, e propor medidas mitigadoras e compensatórias para concessão do licenciamento. “O relatório final vai trazer o levantamento ambiental, apontar impactos das obras e propor soluções para compensar esses impactos. São estudos necessários para verificar a viabilidade das obras”, explicou.

O estudo vai realizar inspeção técnica nas áreas de estudo, diagnóstico ambiental, do meio físico, da biologia local, dos recursos hídricos, caracterização da área afetada e entorno, análise de restrições legais, elaboração de mapa de restrições ambientais, caracterização das intervenções, apresentação das medidas mitigadoras e compensatórias referente às intervenções e de projeto de compensação ambiental, entre outros.

Mais obras de saneamento

O superintendente da Sanebavi explicou que várias outras obras importantes estão sendo realizadas para ampliar a produção de água no município. Ele comentou que ainda este ano serão construídos dois novos reservatórios de água, de um milhão de litros cada, nas regiões do Mirante e do Observatório. Também para este ano, segundo Spina, está prevista a obra de desassoreamento e ampliação da Represa 1.

O planejamento da Sanebavi inclui ainda a modernização das Estações de Tratamento de Água (ETAs), que foram construídas na década de 80 e estão operando acima de suas capacidades. A ETA 1 foi projetada para tratar 500 metros cúbicos de água por hora e trata 740 metros cúbicos por hora. A ETA 2 foi projetada para tratar 100 metros cúbicos por hora e trata 170 metros cúbicos por hora. Essas estações serão modernizadas com técnicas inovadoras de tratamento de água.

Outras ações do planejamento da Sanebavi são a construção de um novo reservatório de um milhão de litros na região da Capela e uma nova represa na região do Santa Cândida. “Estamos conversando com os proprietários da área para viabilizar o projeto”, disse Spina. A Sanebavi também vai modernizar todo o sistema de captação do Rio Capivari para otimizar a produção de água no local.

Autor: Silvana Guaiume