11 MAR 2022
Prefeitura de Vinhedo inaugura Centro de Reabilitação na segunda-feira (14)
Local homenageia Carmen Silvia Berbel Faidiga dentro da programação do Mês da Mulher
A Prefeitura de Vinhedo inaugura na segunda-feira (14), às 9h30, o Centro de Reabilitação do Jardim São Matheus Carmen Silvia Berbel Faidiga. A inauguração acontece durante a programação do Mês da Mulher em homenagem a uma das maiores articuladoras e executoras de projetos de assistência social de Vinhedo. O Centro de Reabilitação fica na Rua Antonio Matheus Sobrinho, 125, no Jardim São Matheus, em um prédio reformado para recebê-lo, com novos e modernos equipamentos.

“Homenagem justa a uma mulher que trabalhou muito pela comunidade vinhedense e que vai dar nome a um novo e moderno centro de reabilitação em Vinhedo, em um prédio totalmente reformado e com novos equipamentos para atender melhor a população. O Centro de Reabilitação é uma grande conquista para a saúde de vinhedo”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

A homenagem à Carmem Silvia é um projeto de autoria da vereadora Inês Diogo, subscrito por Rubens Nunes, Val Souza, Paulinho Palmeira, Thiago Marra, Mazinho, Rodrigo Luglio, Pastor Léo Fernandes e Nilton Braghetto.

Carmen Silvia Berbel Faidiga nasceu em Bariri SP, no dia 2 de Outubro de 1954. Sua mãe faleceu em seu parto por atonia uterina. Foi criada pelos avós e tias. Ainda adolescente, conheceu Nelson Faidiga, colega do colégio, com quem se casou em 1978 e permaneceram juntos por 41 anos, durante toda a sua vida. O casal teve três filhos que, a exemplo do pai, seguiram a medicina.

Embora tenha feito Faculdade de Letras, Carmem Silvia não exerceu a profissão de professora. Assumiu a administração da casa e da clínica, além dos cuidados com os filhos, dando espaço para o marido se dedicar à profissão de pediatra. Carmen era muito querida na comunidade, sempre ajudando discretamente, ativa e humilde. Seu trabalho social é de grande relevância para Vinhedo. Apesar da força e determinação, um tumor cerebral a levou prematuramente aos 65 anos.

Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação Carmen Silvia Berbel Faidiga ocupa um prédio totalmente reformado, com salas adaptadas para os trabalhos de fisioterapia e terapia ocupacional com diferentes equipamentos e finalidades, como ortopédica, neurológica e respiratória. “O novo centro vai permitir que os pacientes atinjam seus objetivos funcionais, dentro de seu potencial físico, para que consigam retomar da melhor forma possível suas rotinas familiares e de trabalho”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Hoje a fisioterapia e a terapia ocupacional funcionam no Centro Médico Dr. Manoel Matheus Netto, em um espaço restrito. “Os recursos atuais são suficientes para atender às necessidades dos pacientes, porém, novas técnicas e recursos foram aparecendo no mercado e, com eles, o desejo de proporcionarmos isso à população de Vinhedo. Para isso, precisaríamos de um espaço maior, o que foi concretizado, após grande reforma no prédio e a compra de novos equipamentos”, afirmou Ribolli.

Segundo o secretário foram adquiridos vários equipamentos novos, tanto para o novo Centro de Reabilitação quanto para o Ambulatório de Fisioterapia da Capela, que continuará operando, com o objetivo de beneficiar toda a população e não somente uma parte dela. Foram adquiridos aparelhos de eletroterapia e termoterapia, que auxiliam no processo inflamatório e dor, bicicletas ergométricas horizontais e verticais, esteiras elétricas, estações de musculação e tornozeleiras, entre outros, para auxiliar no ganho de força muscular e demais exercícios necessários.

A sala de atendimentos individuais para casos neurológicos e respiratórios foi equipada com aparelhos próprios, que antes eram divididos com a ortopedia. “Nosso objetivo é a qualidade. Pretendemos oferecer sempre um serviço de reabilitação acolhedor e de qualidade à população vinhedense”, disse Ribolli. Ele explicou que hoje são realizados cerca de 120 atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional por dia na cidade. O novo centro permite ampliar em 30% esse número e a contratação de novos profissionais para que isso ocorra está sendo viabilizada.

Autor: Silvana Guaiume