18 MAR 2022
SAÚDE
Vinhedo vacina crianças sem necessidade de agendamento a partir de segunda-feira (21)
Vacinação na cidade passa a ser de livre demanda, sem precisar agendar, para todas as faixas etárias a partir da próxima semana
A vacinação contra coronavírus em Vinhedo em crianças de 5 a 11 anos será realizada sem necessidade de agendamento a partir da próxima semana nas cinco unidades de saúde nas quais a vacina já é aplicada. Dessa forma, a vacinação na cidade passa a ser de livre demanda, sem precisar agendar, para todas as faixas etárias, a partir dos 5 anos de idade, a partir de segunda-feira (21). A imunização no município acontece de segunda-feira a sábado.

As crianças de 5 a 11 anos podem ser vacinadas, de segunda-feira a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila João XXIII (das 12h15 às 15h30), Três irmãos (12h15 às 15h30), Meirelles (12h15 às 15h30), Planalto (7h40 às 10h30) e no Centro Médico (12h15 às 15h30). No sábado, a vacinação acontece exclusivamente no Centro Médico, das 8h às 16h, também sem agendamento. Crianças que receberam a primeira dose de Coronavac até 19 de fevereiro já estão aptas para receber a segunda dose.

As doses de reforço, ou terceiras doses, somente são aplicadas a partir dos 18 anos ou a partir de 12 anos se a criança for imunossuprimida grave.
As crianças de 5 anos em geral e de 5 a 11 anos com imunossupressão estão sendo vacinadas com Pfizer e as crianças de 6 a 11 anos recebem Coronavac, conforme as doses enviadas pelo governo estadual.

As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão. Crianças com imunossupressão devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica. É preciso levar também o cartão de vacinação da criança. Caso ela tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias.

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação.

Acima de 12 anos

A vacinação contra a covid-19 para os moradores acima de 12 anos continua sendo realizada em Vinhedo sem necessidade de agendamento, no Polo de Vacinação da Terceira Idade (Rua Antônio Matheus Sobrinho, 125, São Matheus). O polo funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h e aos sábados das 8h às 16h. A vacinação acontece conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual.

Serão aplicadas primeira e segunda doses em moradores com 12 anos ou mais; terceira dose em moradores com 18 anos ou mais e maiores de 12 anos com imunossupressão grave, desde que tenham recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses; quarta dose em moradores com 80 anos ou mais, desde que tenham tomado a terceira dose há pelos menos quatro meses; dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias da aplicação da dose única.

Para receber a primeira dose, é preciso levar RG, CPF, Cartão Cidadão e, caso não tenha, comprovante de endereço. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda, terceira ou quarta dose é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 12 a 17 anos de idade. A terceira e quarta doses devem ser aplicadas quatro meses depois da anterior.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos

De segunda a sexta-feira – a partir de 21 de março
UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto – Das 7h40 às 10h30
UBS Dr José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela – Das 12h15 às 15h30