22 MAR 2022
DEFESA CIVIL
Vinhedo recebe certificado grau prata no Programa Município Resiliente
Programa avalia municípios paulistas na maneira como administram a redução de risco e de desastre
A Prefeitura de Vinhedo recebeu o certificado grau prata por ter obtido a segunda colocação no Programa Município Resiliente do governo estadual. O certificado foi entregue pelo prefeito Dario Pacheco ao coordenador da Defesa Civil de Vinhedo, Maurício Barone, na manhã desta terça-feira (22). O programa avalia os municípios paulistas na maneira como administram a redução de risco e de desastre por meio de uma série de indicadores de gestão.

“A Defesa Civil de Vinhedo é referência na prevenção e combate a riscos de desastres, com um trabalho sério e comprometido com os moradores. E estamos cada vez mais empenhados. Entre o ano passado e este ano realizamos muitas ações, como obras de contenção de barreiras para evitar deslizamentos e inundações e criação de vários Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) na nossa cidade, com participação das comunidades. Vamos continuar trabalhando juntos”, afirmou dr. Dario.

Barone lembrou que a rápida resposta da Defesa Civil de Vinhedo em situações de risco conta com o apoio de diferentes secretarias municipais, como de Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Cidadania, Saúde e Defesa Social e Mobilidade Urbana, que se mobilizam conforme as demandas para o enfrentamento de situações de crise. “Um trabalho conjunto e coeso que estamos realizando juntos”, afirmou.

O secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo, Ricardo Arantes, esteve em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, para receber o certificado do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Monclús Romanek, na quarta-feira (16). O prêmio foi entregue com base no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m) do Programa Município Verde-Azul (PMVA) e da Campanha Construindo Cidades Resilientes de 2019.

O programa foi criado pelo Decreto Estadual em 2019 para estimular os municípios paulistas a adotarem políticas e ações de redução de risco de desastre, avaliar e certificar os municípios e priorizar acesso, aos municípios paulistas com maior evolução na gestão de redução de risco de desastres, aos recursos públicos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para execução de obras preventivas e recuperativas, realização de estudos e aquisição de equipamentos.

O Prêmio Município Resiliente é conferido aos três municípios com maior pontuação geral, nos graus ouro, prata e bronze.

Autor: Silvana Guaiume