05 MAI 2022
Prefeitura promove remanejamento de mudas em área verde do Jardim Miriam
Plantio foi feito por grupo de moradores na Rua Rancho Fundo, porém, local passará por desassoreamento e as mudas tiveram que ser remanejadas
A Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Planejamento Ambiental, executou o remanejamento de algumas mudas de árvores que haviam sido plantadas por um grupo de moradores em área verde do Jardim Elisa, sem autorização. A atitude dos moradores é louvável, mas a área foi recentemente licenciada para viabilizar o acesso de máquinas que vão executar o desassoreamento do córrego Rancho Fundo.

Por esse motivo, o acesso deve permanecer limpo para manutenção do recurso hídrico, que vai evitar recorrentes enchentes na região. Grande parte das mudas plantadas foi removida e replantada em área verde do Jardim Mirian, utilizando os cuidados específicos para o pleno desenvolvimento das mudas, promovendo o adensamento da vegetação do local.

As vias, praças, bosques, áreas verdes e logradouros da cidade são bens do patrimônio público, de uso comum a todos os cidadãos, e é necessário autorização para manuseio dessas áreas. A participação dos moradores no processo de arborização e reflorestamento da cidade é muito importante. Mas é preciso autorização do poder público para que esses processos ocorram de forma adequada.

É proibido, por exemplo, o plantio de mudas de espécies exóticas, que não pertencem à flora da região e podem causar desequilíbrio ecológico. Todos que tiverem o interesse de contribuir para manutenção das áreas verdes de Vinhedo, com plantio de mudas árvores, devem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento Ambiental solicitando as orientações e as anuências necessárias para garantir a plena recuperação do espaço.

Autor: Ana Cândida Briski