Integram o CIA as cidades de Vinhedo, Jundiaí, Louveira, Cajamar, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista
Representantes das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (Cias) fizeram uma reunião de trabalho na terça-feira (10), entre eles os prefeitos de Vinhedo, Dario Pacheco; de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; de Campo Limpo Paulista, Luiz Antônio Braz; de Louveira, Estanislau Steck; e o diretor executivo do Cias, Hélio Carletti Frigeri.
Os prefeitos votaram pela continuidade da atual composição do Cias, que tem o prefeito de Várzea Paulista como seu presidente. Fazem parte do Cias as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Vinhedo e Louveira.
Os prefeitos vêm discutindo, desde o ano passado, iniciativas para a implementação do Plano Regional de Resíduos Sólidos unificado, alçando a região como case no desenvolvimento de tecnologias específicas, governança e proteção ao meio ambiente.
As seis cidades que fazem parte do Cias geram diariamente cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos, ou cerca de 0,850 gramas por habitante. Para o tratamento, o resíduo percorre 50 quilômetros.
A expectativa é de que, a partir do Plano Regional de Resíduos Sólidos, o material passe a gerar economia de recursos, renda e novas oportunidades para a região, que se firmará como destino para investimentos internacionais de empresas que estejam preocupadas com os pilares de governança ambiental, social e corporativa.
Autor: Ana Cândida Briski