11 MAI 2022
Alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal Cláudio Gomes visitam Prefeitura
Estudantes estão aprendendo na prática a importância dos três poderes constitucionais
A Prefeitura de Vinhedo recebeu nesta quarta-feira (11), a visita de 60 alunos do quinto ano da Escola Municipal (EM) Cláudio Gomes. A visita faz parte das disciplinas de história, geografia e ciências, dentro do contexto de cidadania. Antes de conhecer a estrutura do Poder Executivo, os alunos elegeram em classe um representante e um vice, simulando o processo de democracia e voto.

No local, os alunos puderam visitar a Galeria dos Prefeitos e o gabinete do Chefe do Executivo, onde foram estimulados a emitir um decreto. Entre os pedidos mais comuns, melhorias nas escolas, fast food e doces na merenda, mais computadores em sala de aula e o fim de todas as guerras mundiais. “Eu disputei para ser representante, mas não fui eleita. Mesmo assim gostei da experiência. Pode ser que eu tente novamente”, explicou a aluna Giulia Albertini, 10 anos.

Assim como a estudante Giulia, o representante eleito Tiago Torelli, 10 anos, esteve na Prefeitura pela primeira vez. “Eu quis ser representante de classe para saber como é ser mandante uma vez, mas sei que não deve ser fácil ter que escolher. Achei bem interessante vir conhecer a Prefeitura, nunca tinha visto por dentro, só passava por fora”, destacou.

Os alunos foram recepcionados pelo prefeito Dario Pacheco, diretores pedagógicos e a secretária de Educação Rogéria Nicoletti. “É uma experiência maravilhosa receber os futuros cidadãos de Vinhedo no meu gabinete. É muito importante que o interesse pela política e coletividade seja despertado na juventude, assim teremos cidadãos mais preocupados com o futuro”, afirmou dr. Dario.

Após a visita na Prefeitura, os estudantes foram para a Câmara Municipal a fim de continuar sua pesquisa sobre os três poderes.

Atividades monitoradas

A Secretaria Municipal de Educação vem realizando, a partir deste ano,após as restrições da pandemia, várias atividades extracurriculares com os alunos, como a visita à Prefeitura. Os estudantes também foram visitar a exposição “Paffaro: a arte como vida” e a Mostra Coletiva Vinhedense de Artes Visuais.

Autor: Ana Cândida Briski