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FEV
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04 FEV 2025
EDUCAÇÃO
Vinhedo lança programa intersetorial para combater abandono e evasão escolar na Rede Municipal
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Decreto nº 500/24 estabelece fluxo de trabalho e competências para monitorar frequência dos alunos
A Prefeitura de Vinhedo com o apoio do Ministério Público de Vinhedo lançou oficialmente um programa para combater o abandono e a evasão escolar na rede municipal de educação. O decreto, assinado pelo prefeito Dr. Dario Pacheco em dezembro passado, entra em vigor no início deste ano letivo com o objetivo de monitorar a frequência de crianças e adolescentes matriculados nas unidades educacionais e antecipar qualquer tipo de vulnerabilidade enfrentada pelas famílias. 

O lançamento ocorreu no Ceprovi, nesta terça-feira (4), reunindo educadores, profissionais da saúde e assistência social, além do prefeito, secretário da Educação, conselheiros municipais e o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. José Cláudio Tadeu Baglio. Durante o evento, foram apresentados o conteúdo do decreto e os fluxos de trabalho entre os órgãos envolvidos.

Segundo o documento, o monitoramento da frequência destina-se aos alunos menores de idade da Rede Municipal e inclui o mapeamento e a especificação de intervenções necessárias para garantir o acesso à educação, permanência e desenvolvimento das crianças e adolescentes.

O protocolo estabelece o Fluxo Integrado de Busca Ativa Escolar, com diretrizes para a comunicação intersetorial e o atendimento integrado entre profissionais da Educação, Saúde, Assistência Social e o Conselho Tutelar, distribuído em quatro etapas: identificação, mobilização, monitoramento e acompanhamento do caso.

Os profissionais da Educação serão responsáveis por identificar e reconhecer alunos em situação de frequência irregular, abandono ou evasão escolar, sempre que observarem a terceira falta consecutiva ou sete faltas em dias alternados dentro de um período de 30 dias. Eles também deverão entrar em contato com os responsáveis para discutir o motivo das ausências.

A partir da identificação, o documento prevê uma série de medidas envolvendo os órgãos competentes e as famílias para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de forma regular e adequada, com implicações, inclusive aos responsáveis que deixarem de cumprir suas obrigações legais. 

De acordo com o promotor de justiça, o sucesso do programa está no envolvimento dos professores e equipes no cotidiano escolar. “O jurídico faz o decreto, mas é a equipe escolar que está lá no dia a dia ouvindo as crianças e adolescentes. Vocês são o “ouvido” da Justiça, por isso, a necessidade de promover essas capacitações”, destacou Dr. Baglio.
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