Projeto tem o objetivo de estabelecer novas políticas públicas voltadas à infância
Na última quarta-feira (19),a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria da Educação, realizou o 2° Encontro do Comitê do Projeto Cidade das Crianças. O encontro aconteceu na sede do Comitê, no espaço do CEI Vila Sésamo.
As crianças, junto com as promotoras do Comitê, Luciane Murer e Aline Santos, foram convidadas a pensarem em relação à cidade. Foi um encontro de muita interação e participação das crianças, como sugere o projeto.
Vinhedo aderiu ao projeto em julho do ano passado, cujo objetivo é o de desenvolver novas políticas públicas voltadas à infância.
‘O Cidade das Crianças’ é desenvolvido a partir de prerrogativas alinhadas à Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre elas estão: Direito à Saúde, direito de brincar, garantia de autonomia, promoção da participação, direito à Educação, direito à Cultura, ferramentas de desenvolvimento, rede internacional.
O Comitê é um espaço organizado, onde as crianças discutem e expressam suas ideias, tendo a oportunidade de contribuir para o planejamento da cidade, com mais espaços verdes, lúdicos, parques naturalizados, espaços exclusivos para as crianças e seus cuidadores e ruas mais seguras.
Cidade das Crianças
O Programa Cidade das Crianças teve início em 1991 como criação do pedagogo e chargista italiano Francesco Tonucci e faz parte de uma rede internacional com sede na Itália, e presente na Europa e América Latina.
A Rede é composta por Municípios de seis diferentes Estados, que são: Benevides, no Pará; Boa Vista, em Roraima; Brasiléia, no Acre; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Estância Velha, Osório e Pelotas, no Rio Grande do Sul; e Itu, Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes, Rio Claro, Jundiaí e Vinhedo, em São Paulo.
São dois eixos principais de atuação, na participação das crianças no governo da cidade e no desenvolvimento da autonomia das crianças nos espaços públicos. O objetivo é tornar as cidades mais acolhedoras e adequadas para as crianças e, assim, uma cidade melhor para todos.