20 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura distribui cartões de Auxílio Emergencial Vinhedo para moradores em situação de vulnerabilidade
São três parcelas de R$ 100 para 1.277 famílias do município, que podem ser utilizados para adquirir itens no comércio cadastrado
A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta sexta-feira (20) a entrega dos cartões do Auxílio Emergencial Vinhedo com a primeira das três parcelas de R$ 100 para 1.277 famílias do município em situação de vulnerabilidade. O Auxílio Emergencial Vinhedo está sendo entregue em cartões, para que os moradores possam usar o valor em comércios credenciados na cidade. A entrega continuará sendo feita na próxima semana.

“Gostaríamos de oferecer um valor maior para vocês, mas neste momento não é possível. Espero que contribua com as despesas de casa neste período de pós-pandemia", disse o prefeito Dario Pacheco. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Vinhedo tem 1.019 famílias em situação de extrema pobreza, 181 famílias em situação de pobreza e 77 famílias de baixa renda.

A iniciativa da Prefeitura foi aprovada pelos vereadores na Câmara e tem como finalidade ajudar os moradores neste momento crítico de pandemia e frio. “A Prefeitura trabalha com compromisso e seriedade por todos os moradores da nossa cidade, também para oferecer mais conforto às famílias que mais precisam. Estamos promovendo ações para qualificar mão de obra, gerar emprego, promover desenvolvimento e também atender a população vulnerável”, disse dr. Dario.

As duas próximas parcelas de R$ 100,00 serão creditadas nos cartões nos dias 20 de junho e 20 de julho. Os carões estão sendo distribuídos após a confirmação dos cadastros das famílias na Secretaria de Assistência Social e Cidadania. As famílias poderão adquirir itens complementares como gás de cozinha, produtos de higiene, produtos alimentícios, roupas, calçados, itens de supermercados, padarias, comércios, papelarias, hortifrútis, o que estiverem precisando.

“Vou sair daqui e ir direto para o mercado comprar carne, leite e frutas que faz tempo que não como. Eu ganho a cesta pelo CRAS, então fome eu não passo, mas dessas coisas eu sinto falta”, disse Nelma Alves Silva, moradora da Capela. Adriana da Silva, dona de casa, também da Capela, comentou que vai utilizar o cartão para “engrossar” a cesta básica. “Sofri acidente e não posso trabalhar, então esse dinheiro vai me ajudar muito”, afirmou. “Vou usar para comprar coisas para meus filhos, em especial comida para eles. Tenho quatro e atualmente estou desempregada”, disse  Adrieli Souza, do Jardim Melle.

Os beneficiados estão recebendo uma lista com todos os comércios da cidade cadastrados. O cartão só pode ser utilizado em Vinhedo, para contribuir com os comerciantes locais. “Cadastramos o comércios do Centro e dos bairros, para que o morador possa comprar seus itens perto de casa e contribuir com comerciantes que estão instalados nesses bairros”, disse a secretária de Assistência Social, Cristina Mazon.

Participaram da entrega nesta sexta-feira, para 30 famílias, o prefeito dr. Dario, a secretária, o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, os vereadores Val Souza, Inês Diogo e Pastor Leo.

O telefone da Secretaria para informações a essas famílias sobre o Auxílio é 3876-6635.

Autor: Silvana Guaiume