Evento reuniu secretários da Região Metropolitana de Campinas, presidentes de Conselhos Municipais, Rede Solilidária, OSCs, e pessoas ligados ao tema
A Prefeitura de Vinhedo realizou, na sexta-feira (20), o I Fórum Municipal da Pessoa em Situação de Rua, evento organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania com a presença de especialistas, pessoas em situação de rua, representantes de organizações sociais civis (OSCs), pessoas ligadas ao tema, presidentes de Conselhos Municipais de Assistência Social e secretários de Assistência Social da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O evento teve a participação do Padre Júlio Lancelotti, que recebeu a equipe de Vinhedo em São Paulo e gravou um vídeo especialmente para o Fórum, dos especialistas Roberto Naiber Willis Torrisco e Leonard Duart, que abordaram a Política Nacional de População de Rua e as características e perfis dessas pessoas em décadas de atuação com a causa em duas ricas palestras.
“A pessoa em situação de rua é marginalizada e incompreendida, mas não é invisível. Ainda mais em Vinhedo que, há pouco tempo, não convivia com esse tipo de situação. É por isso que estamos reunidos aqui hoje, para colaborar com o desenvolvimento de programas que atuem na causa do problema, não somente em serviços de distribuição de recursos, mas em propostas que ajudem a proporcionar dignidade para todos os habitantes de Vinhedo e região”, destacou o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, que participou das discussões junto com o presidente da Câmara, Nilton Braghetto, vereadores Inês Diogo, Tiago de Paula, Mazinho, Pastor Léo Fernandes, Paulinho Palmeira e Luiz Vieira.
Ao final das palestras, ficou acordado a criação de um Comitê Intersetorial entre os agentes envolvidos: terceiro setor, iniciativa privada e órgão público, para planejar as políticas públicas da cidade para a pessoa em situação de rua.
Vinhedo
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon, apresentou um diagnóstico da situação na cidade e todo o trabalho que vem sendo feito desde o ano passado para diminuir a população em situação de rua. Vinhedo possui atualmente 28 pessoas em situação de rua. “Em 2020, chegamos a ter mais de 70 pessoas vivendo nas ruas, conseguimos reduzir bastante, mas precisamos ter em mente que Vinhedo não é uma ilha e a situação é a mesma em todas as cidades”, explicou a secretária.
De acordo com dados da Secretaria, foram realizados de janeiro a dezembro do ano passado 1.153 atendimentos com 731 pessoas. Neste ano, até abril, foram 1.147 atendimentos com 220 pessoas. “Essas pessoas são os chamados trecheiros, que circulam de uma cidade para outra de maneira contínua, sem vínculos com os locais”, destacou Cristina.
A cidade oferece diferentes serviços para a pessoa em situação de rua, desde a abordagem social com busca ativa nas ruas do município até o acolhimento na casa de passagem. A Prefeitura disponibiliza auxílio para que as pessoas recuperem laços familiares, oferecendo serviços para retirada de documentos e passagens, doação de roupas, comidas, tratamentos médicos, oficinas, palestras, entre outros.
No período de inverno, as operações são intensificadas com doação de sopas, sacos de dormir e barracas desmontáveis, cobertores, roupinhas e rações para os animais de estimação para aqueles que decidem ficar nas ruas. Já a casa de passagem fica à disposição com refeição, cama e banho, além de várias atividades.
Autor: Ana Cândida Briski