25 MAI 2022
Greve não afeta serviços municipais de Vinhedo
Secretarias afetadas remanejaram funcionários para que o atendimento fosse realizado sem prejuízo à população
A greve dos servidores municipais de Vinhedo marcada para esta quarta-feira (25) não paralisou nenhum serviço municipal. Balanço preliminar realizado até o final da manhã apontou que 263 servidores haviam aderido ao movimento, 9% dos aproximadamente 2,8 mil funcionários públicos da Prefeitura. Algumas secretarias, entre as afetadas, remanejaram funcionários para que o atendimento pudesse ser realizado sem prejuízo à população.

Segundo levantamento preliminar realizado na manhã desta quarta-feira, na Secretaria de Educação 215 servidores aderiram à greve, na Saúde foram 20 funcionários, na Sanebavi foram nove, na Secretaria de Esportes e Lazer foram sete, na Secretaria de Serviços Públicos foram sete, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania foram quatro e na Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana foi um. As demais secretarias municipais não registraram adesão.

Reajuste de salário

Os servidores municipais de Vinhedo recebem este ano reajuste de 11,73% sobre os salários, mais reajuste dos benefícios, investimento dos cofres públicos de cerca de R$ 30 milhões neste ano. O índice foi aprovado pela Câmara Municipal e o reajuste foi feito em duas partes, 8,5% em janeiro e 3,23% em maio, recompondo a inflação dos últimos 12 meses.

O vale-alimentação terá reajuste de 28,66%, para R$ 800; o auxílio-pão de 45%, para R$ 30; o auxílio-refeição de 24,01%, para R$ 20; e o auxílio-transporte de 55,87%, para R$ 300. Sobre o salário-base, o servidor obteve ganho de 18,42% quando incorporados os benefícios.

No ano passado o funcionalismo público não teve reajuste por determinação do governo federal por causa da pandemia de coronavírus. Os índices de reajuste aos servidores municipais foram discutidos entre o poder Executivo e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Vinhedo em dezembro do ano passado.