26 MAI 2022
Escolas municipais de Vinhedo promovem Semana do Scratch
Oficina trabalha desde construção de histórias desplugadas, sem uso de conectividade, até criação de cartões animados
A Secretaria de Educação de Vinhedo está promovendo esta semana a Semana do Scratch nas escolas municipais (EMs) Professora Maria de Lourdes Von Zuben e Professor Cláudio Gomes, unidades educacionais que integram o Programa Escolas Criativas, da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e da Lego Foundation. As oficinas são realizadas junto com a Central de Formações e Mídias (Ceformi) e professores.

A cada ano, a Semana do Scratch celebra uma temática diferente e o tema escolhido este ano foi “Ondas de Gentileza”, depois que o criador do Scratch, Mitchel Resnick, pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, recebeu por e-mail o relato de uma professora ucraniana sobre a importância do Scratch e como ele ajuda a inspirar ondas de gentilezas pelo mundo.

Os professores trabalharam o tema previamente com os estudantes e foi proposta uma oficina, com as turmas participantes, para trabalhar desde construção de histórias desplugadas, sem o uso de conectividade, até a criação de cartões animados no site do Scratch. Na semana passada as oficinas de programação foram promovidas nas escolas Abrahão Aun, Professora Antônia do Canto e Silva Cordeiro e Dom Mathias..

Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana MIT, com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. Este mês o Scratch faz 15 anos e o Scratch CAT, mascote oficial, recebe os parabéns dos alunos nas Unidades Educacionais de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume