26 MAI 2022
CULTURA
Fim de semana de Vinhedo tem Passeio de Rolimã e vários eventos culturais gratuitos
Programação inclui exposições de artes, Campeonato de Skate Street, feiras de produtores rurais e de artesanato
O fim de semana de Vinhedo tem o tradicional Passeio de Rolimã, que acontece todo último domingo do mês na cidade, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, e vários eventos culturais gratuitos para as famílias. No sábado é o último dia para conferir a Exposição Coletiva Vinhedo – Mostra Vinhedense de Artes Visuais e haverá também o 1º Campeonato de Skate Street, com grafite, atrações circenses e breaking, além da Feira de Artesanato. No domingo haverá o rolimã, a mostra Paffaro: a arte como vida e as Feiras do Produtor Rural e do Artesanato.

O tradicional Passeio de Rolimã de Vinhedo acontece no domingo (29), das 9h às 12h, na Rua Rosa Zanetti Ferragut, próxima ao Memorial do Imigrante Tuto Gasparini. O evento é aberto à participação de todos. Basta lustrar as rolimãs e preparar os trenós para riscar o asfalto. A Secretaria de Cultura e Turismo orienta os participantes a utilizar equipamentos de proteção.

Os formulários de inscrições para o passeio podem ser preenchidos na hora. Quem quiser ganhar tempo, entretanto, pode se inscrever antecipadamente no link https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/485/passeio-de-rolima/. O evento promove uma grande confraternização em torno de uma das mais populares brincadeiras de rua.

Paffaro: a arte como vida

Quem quiser se divertir ainda mais e fazer um passeio completo em família pode conferir a exposição “Paffaro: a arte como vida”, com 80 obras do artista plástico vinhedense Luiz Gustavo Paffaro, que estará aberta das 9h às 13h no domingo (1º) no Memorial do Imigrante. A entrada é gratuita. A mostra fica em exibição até o dia 30 de junho e também pode ser conferida de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h. Reúne trabalhos realizados pelo artista em 20 anos, que incluem caricaturas, acrílico sobre tela e esculturas.

Coletiva Vinhedo: Mostra Vinhedense de Artes Visuais

No sábado (28), é o último dia para conferir a exposição Coletiva Vinhedo: Mostra Vinhedense de Artes Visuais, no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira, das 10h às 14. A iniciativa democratiza, valoriza e fomenta a produção artística na cidade, facilita o contato do visitante com a arte e do artista com o público e pode ser conferida nesta quinta (26) e sexta (27), das 9h às 17h.

Neste ano, a Mostra Vinhedense de Artes Visuais reúne mais de 80 obras, de 32 artistas expositores, todos nascidos ou residentes no município. A quantidade de trabalhos é 60% maior que a edição do ano passado. Eles foram desenvolvidos em diferentes técnicas, como colagem digital, desenho, escultura, instalação, mista, pintura e tecelagem. A Coletiva homenageia este ano dois artistas in memorian, Marcelo Teles e Renato Ajjar, que têm suas obras exibidas no evento.

1º Campeonato de Skate Street

Ainda no sábado, Vinhedo recebe o 1º Campeonato de Skate Street, com grafite, atrações circenses e breaking, a partir das 9h, no Parque Municipal Jayme Ferragut. O evento sem fins lucrativos é organizado pela Skate Shopp Santa Griffe, com o apoio da Prefeitura de Vinhedo e da Igreja Batista Água Viva (Ibaviva). Podem participar da competição skatistas de toda a região e as inscrições serão online pelo link: https://forms.gle/p38BwsDLerCTPcj79
nas categorias iniciante feminino, iniciante masculino e amador.

Haverá apresentações, food truck e shows variados durante o festival, aberto à participação de todos. Os organizadores pretendem transformar o campeonato em uma atração anual do calendário esportivo e cultural de Vinhedo, com apoio das secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo. Os skatistas vencedores receberão prêmios e brindes.

Último dia da Exposição Coletiva Vinhedo –Mostra Vinhedense de Artes Visuais
Das 10h às 14h
Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira – Rua Monteiro de Barros, 101

Feira do Artesanato