01 JUN 2022
Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo promove Semana do Meio Ambiente
Programação terá doação de mudas, plantio na Praça Sant’Ana, Cãominhada e soltura de animais reabilitados
A Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo promove uma série de ações a partir de domingo (5), para celebrar a Semana do Meio Ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A semana vai contar com Cãominhada, doação de mudas, plantio de árvores na Praça Sant’Ana e soltura de animais reabilitados pela Associação Mata Ciliar. Haverá ainda concurso para escolha do logotipo da Educação Ambiental nas escolas da Rede Municipal e campanha de coleta seletiva nas repartições públicas.

Cãominhada

A partir das 9h, também na Represa 1, a Secretaria promove a Cãominhada. Basta comparecer com o seu pet e participar. Os cães deverão estar com seus tutores, todos com guias de passeio e coleira. Animais agressivos, como pitbull, rottweiler, mastim napolitano, american staffordshire terrier e raças mestiças, devem usar focinheiras. Dejetos dos animais devem ser recolhidos pelos tutores. Os 100 primeiros participantes que chegarem ao local para participar da Cãominhada vão receber camisetas de presente. Haverá distribuição de brindes no evento.

O Departamento de Bem-Estar Animal também estará realizando microchipagem de cães no local. Os gatos não serão microchipados nesse dia por questões de segurança. É preciso levar o Cartão Cidadão. Haverá ainda feirinha de adoção de pets, coordenada pela organização Pata Sem Dono e pelo Bem-Estar Animal.

Doação de mudas

A distribuição de mudas nativas para os moradores será realizada no domingo (5), a partir das 9h, na Represa 1. Serão doadas 120 mudas de árvores de espécies como ingá-mirim, ipê-branco, ipê-amarelo-cascudo, jatobá, aroeira-pimenteira e araçá-roxo. Técnicos da Secretaria estarão no local orientando os moradores sobre como, onde plantar as mudas e dicas para cuidar das plantas.

Logotipo da Educação Ambiental

Na segunda-feira (6), será lançado nas escolas da Rede Municipal o concurso para escolha do logotipo da Educação Ambiental. Vão participar alunos dos 5º anos e o desenho escolhido será divulgado em setembro, na Semana da Árvore. Haverá uma pré-seleção pelas escolas e a Secretaria de Planejamento Ambiental vai escolher o trabalho que vai representar a Educação Ambiental. O regulamento está sendo elaborado pela Secretaria de Educação.

Plantio de árvores na Praça Sant’Ana

Na terça (7), às 9h, haverá o plantio de quatro árvores de sete ou oito metros de altura na Praça Santana, da espécie falso barbatimão. Elas vão substituir as árvores que haviam sido plantadas no local, mas ainda estão pequenas. A substituição foi adotada para acelerar o crescimento das plantas, que em três anos atingem porte adulto, mais apropriado para praça.

As mudas menores serão retiradas e replantas em outras áreas verdes do município. A espécie falso barbatimão foi escolhida por ser árvore nativa, própria para arborização urbana, considerando sua copa, em virtude do conforto térmico e visual para os usuários da praça.

Coleta Seletiva

Na quarta (8), será realizada a Campanha de Coleta Seletiva nas repartições públicas. O município já possui a coleta seletiva, os resíduos recicláveis são coletados e encaminhados para Cooperativa 4RV Vinhedo/SP, gerando emprego e renda aos cooperados. Os técnicos da Secretaria de Planejamento Ambiental vão realizar um diagnóstico sobre a geração dos resíduos na Prefeitura e orientar sobre a separação e reciclagem dos materiais.

Soltura de animais

Na quinta-feira, às 10h, em parceria com a Associação Mata Ciliar, a Secretaria de Planejamento Ambiental fará a soltura de animais que foram recolhidos em situação de risco, reabilitados e que serão devolvidos à natureza na Represa 2. Nos três primeiros meses de 2022 foram resgatados 145 animais no município de Vinhedo. A soltura será realizada com os animais já reabilitados.

A maior parte deles foi levada à Associação Mata Ciliar pelo Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (Gapa) da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Eles serão soltos na Represa 2 porque o local possui relevante fragmento florestal.

Plantio na empresa

A programação será encerrada com o plantio de árvores no Distrito Industrial na sexta-feira (10), às 10h. Serão plantadas cerca de 60 mudas de árvores nativas nessa primeira etapa. A Secretaria de Planejamento Ambiental estabelece parcerias com empresas do município para ações de reflorestamento e demais iniciativas ambientais.

Domingo – dia 5 – 9h – Represa 1
Doação de mudas
Caminhada de tutores e cães, microchipagem de cachorros, feira de adoção de cães e gatos, entrega de camisetas

Segunda – dia 6 – 10h