Além de diminuir as perdas de água tratada, a divisão em setores vai garantir melhor controle da pressão nas redes e facilitar manutenções
A implantação da setorização nas redes de abastecimento de água do Marambaia está com mais de 35% das obras concluídas. Cerca de três quilômetros de redes de reforço já estão instaladas e outros três quilômetros serão implantadas nos próximos meses, conforme projeto elaborado em atendimento às normas pertinentes.
O seccionamento da tubulação que fornece a água tratada e a instalação de válvulas redutoras de pressão (VRPs) serve para uniformizar a vazão e controlar a pressão nas redes de abastecimento. “Com a adequação, vai diminuir consideravelmente o número de rompimentos em consequência das altas pressões, reduzindo também o índice de perdas de água potável do sistema público”, afirma Jaderson Spina, superintendente da Sanebavi.
Além disso, em caso de ocorrência de vazamentos, com a setorização é possível isolar apenas o setor afetado, sem a necessidade de suspender o fornecimento de água a todos os moradores. A divisão também favorece o gerenciamento e controle operacional do sistema, permitindo a realização das manobras necessárias para as manutenções. No Marambaia, o sistema hidráulico está sendo divido em 13 setores.
Redução de perdas de água
Vinhedo apresenta índice de aproximadamente 30% de perdas reais. Esse número corresponde ao volume de água que não é consumido por ser perdido em manutenções e vazamentos no percurso da ETA (Estação de Tratamento de Água) até os imóveis. A Sanebavi está empenhada em minimizar esse percentual e a implantação do Setor Marambaia integra esse trabalho.
A implementação do Setor Marambaia está prevista para ser concluída até o final deste ano.