12 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura implanta Serviço de Abordagem Social no Terminal Rodoviário Antonio Zechin
Equipe da Secretaria de Assistência Social terá um local fixo na rodoviária para atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade que chegam à cidade
O Terminal Rodoviário Antonio Zechin, principal porta de entrada de indivíduos que utilizam o transporte rodoviário de Vinhedo, vai passar a ter até o final deste mês, um stand da Secretaria de Assistência Social e Cidadania para realização do serviço de abordagem social em atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o monitoramento das ações da secretaria, avaliou-se que muitas pessoas chegam na rodoviária em busca das mais diversas orientações e necessitam de encaminhamentos para suprir as necessidades imediatas, tais como: continuidade da viagem ao destino de origem, alimentação, higienização e principalmente verificar as situações de negligência com idosos, crianças e, ainda, questões familiares.

A secretaria está reformando o espaço na rodoviária, cedido pela Secretaria de Mobilidade Urbana para realizar o atendimento. Uma equipe vai ficar nos atendimentos no local e outra vai realizar a Busca Ativa nos territórios da cidade diariamente. “Ressaltamos que o serviço segue normas e procedimentos específicos, estabelecidos pela tipificação do SUAS (Sistema de  que tem em seus objetivos, proporcionar o retorno dessas pessoas à cidade de origem, orientações sobre direitos e deveres e encaminhamento para o Abrigo para os que forem da cidade de Vinhedo e estiverem dentro dos critérios e necessidades”, explicou a secretária, Cristina Mazon.

Segundo o prefeito Dr. Dario, o serviço é muito importante para orientar a população mais vulnerável, dando as condições necessárias para que possam chegar ao seu destino e para que não fiquem nas ruas da cidade. “Neste serviço vão receber o acolhimento que precisam, de forma humanizada e responsável”, destacou.

Autor: Ana Cândida Briski