24 AGO 2022
HABITAÇÃO
Prefeito de Vinhedo anuncia construção de 54 novos apartamentos de moradia popular
  Empreendimento será construído na Vila Junqueira em parceria com o governo estadual; empresa responsável já está definida por licitação
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, anunciou a construção de 54 novos apartamentos de moradia popular na Vila Junqueira, em parceria com o governo estadual. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) à noite, na sua live semanal, junto com a secretaria de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon. Dr. Dario explicou que a licitação para a construção do empreendimento já foi realizada e definiu a empresa responsável pelas obras.

“Todos os projetos para essa construção de moradia popular já foram aprovados, de saneamento, energia elétrica, impactos ambientais”, disse dr. Dario. Segundo ele, a Prefeitura vem solicitando a viabilização do plano habitacional Vinhedo G desde o ano passado e o governador Rodrigo Garcia se comprometeu a iniciar o projeto em breve. A secretária explicou que o Vinhedo G foi aprovado em 2017, mas estava paralisado.

“Estamos cobrando moradias populares do governo estadual e do governo federal para atender a população que precisa, que são os trabalhadores com renda menor. A autorização para a construção do Vinhedo G é uma importante conquista, mas vamos continuar cobrando novos projetos habitacionais e desenvolvendo programas municipais de acordo com a realidade da nossa população”, afirmou dr. Dario.

Cristina comentou que o Departamento de Habitação, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está promovendo um amplo diagnóstico social para verificar as demandas sobre moradia na cidade. De acordo com ela, o levantamento identificou quase 50 famílias na cidade que estão vivendo em áreas de risco e de vulnerabilidade.

Quatro pontos de atenção

O diagnóstico identificou ainda quatro questões habitacionais que precisam ser atendidas. A primeira delas são as habitações precárias, rústicas e improvisadas. Outras questões são a coabitação, com várias famílias que vivendo numa mesma casa, o adensamento excessivo, mais de três pessoas por dormitório, e o ônus excessivo, quando o aluguel consome mais que 30% da renda da família que reside no imóvel.

“O levantamento nos aponta diretrizes de trabalho e indicadores de quem mais precisa de moradia em Vinhedo”, apontou a secretária. Ela comentou que a Secretaria está trabalhando em diferentes frentes, inclusive para regularizar a situação de moradores que vivem em suas casas há muitos anos, mas ainda não têm posse da escritura, com o encaminhamento dos processos, apoio das Secretarias Municipais de Justiça e Obras.

Segundo Cristina, a Secretaria está melhorando a legislação para otimizar os critérios dos programas habitacionais no município. Ela lembrou que os planos habitacionais do governo estadual e federal têm critérios próprios, que nem sempre contemplam as especificidades da população, como os sorteios, mas que o município vai atuar para ajudar a melhor definir esses critérios.

Novo cadastramento

O último cadastramento de habitação popular de Vinhedo é de 2012. “O número está desatualizado, desde então Vinhedo já teve pelo menos 14 planos habitacionais”, disse. Ela explicou que um novo cadastramento será iniciado até o fim deste ano para atualizar as informações.

A secretária disse que esse novo cadastro será mais detalhado e mais adequado à realidade da população de Vinhedo atual para que os programas habitacionais contemplem quem mais precisa de moradia. Segundo ele, o formulário do cadastramento está sendo elaborado para ser mais fiel às necessidades das famílias. “Todas as políticas de Assistência Social estão integradas com a habitação”, afirmou. Os dados de 2012 apontam que, entre os 6.280 inscritos, 223 são pessoas com deficiência, 887 idosos, 3 mil mulheres que são arrimo de família e 35 que moram há mais de 40 anos em Vinhedo.

“Nossa política habitacional precisa estar estruturada, com critérios claros e justos. Vamos visitar essas famílias e conhecer melhor a realidade delas para que possamos atender os moradores que realmente precisam”, afirmou Cristina. Ela acrescentou que Vinhedo tem hoje 19 famílias atendidas com aluguel social e 28 em lista de espera.

Autor: Silvana Guaiume