07 OUT 2022
OBRAS PÚBLICAS
Prefeito dr. Dario e secretário anunciam grande pacote de obras este ano para Vinhedo
Entre os projetos estão investimentos de ao menos R$ 50 milhões no setor viário, para melhorar a mobilidade urbana da cidade
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fabiano Fiori, anunciaram um grande pacote de obras em Vinhedo que serão iniciadas até o fim deste ano, entre elas investimentos de R$ 50 milhões em obras viárias. O anúncio foi feito durante a live do prefeito, na quinta-feira à noite. Dr. Dario e o secretário também apresentaram um breve balanço de projetos já realizados e que estão em andamento este ano.

“As obras contribuem para melhorar muito a nossa cidade, deixá-la mais acolhedora, eficiente, bonita e desenvolvida. Os moradores nos perguntam sobre obras e podemos responder que muitas delas já foram realizadas e outras tantas terão início ainda este ano. Estamos resolvendo antigos problemas de Vinhedo e viabilizando projetos para deixar nosso município pronto o futuro”, afirmou dr. Dario.

O prefeito comentou que alguns projetos são fundamentais, como obras de contenção já realizadas para evitar deslizamentos, reformas em andamento de todas as escolas e de unidades básicas de saúde de Vinhedo, revitalização de passarelas de pedestres sobre córregos, de nascentes, de quadras de esportes e de praças. Ele citou ações inovadoras, como construção de novas vias de interligação do Distrito Industrial à Rodovia Miguel Melhado e entre a Capela e o acesso a Valinhos.

“Tem muita obra, muita coisa para melhorar Vinhedo, que incluem ciclovia e iluminação em led”, disse dr. Dario. O secretário de Desenvolvimento Urbano destacou a relevância de todas as obras para a cidade e o alto investimento que será realizado em construção de novos projetos viários de mobilidade urbana. “São obras estruturais que vão contribuir muito para desenvolver nossa cidade”, disse Fiori.

Inovação viária

O pacote de obras de inovação viária inclui novas vias que vão interligar a Rua João Corazzari com a Rua João Ortiz de Camargo e a Rua Alaor Cieni com a Rua Nicolau Von Zuben, abertura de via interligando Avenida Independência com a Avenida Castelo Branco e outra via interligando a Independência com a Rua Antonio Vendramini. “Vamos dar uma nova diretriz viária para essa região, ligando a Capela com a Avenida Independência e a saída para Valinhos”, afirmou Fiori.

O secretário comentou que também será aberta a Avenida 3, no Distrito Industrial, entre a Avenida 1 e o acesso futuro à Rodovia Miguel Melhado Campos, na rotatória que será construída pelo governo estadual, será realizado o prolongamento da Rua Anésio Marciano até a Rua Montevidéu, a canalização do Córrego Sterzeck e o alargamento de Rua Itororó. Serão recapeadas a Rua Antônio Sterzeck, Rua Iracema Lucas, Rua Manaus, Avenida Cachalote e Avenida Pinheiros.

Mais água

Além das obras viárias, outras serão iniciadas este ano em diferentes frentes. No setor de saneamento, terão início as obras de construção da Represa V, ampliação e desassoreamento das outras represas da cidade, execução de obras de barramento e captação de água no Rio Capivari e adutora do Córrego Bom Jardim. Todas elas para ampliar a produção de água em Vinhedo e oferecer segurança hídrica aos moradores.

Outros projetos

Estão previstas ainda as obras de reformas de praças, reforma de vestiários e drenagem no Campo do Aquário (Estádio Nelo Bracalente), canteiro Rua Edenor Tasca, com ciclovia e iluminação em led, revitalização, drenagem, iluminação e construção de escada na viela da Rua 21 de Abril e Rua Sebastião Matheus (Capela), drenagem da viela Estrada da Boiada, reforma do Parque Municipal e do Portal do Cristo. “Vamos mudar Vinhedo para melhor”, afirmou dr. Dario.

Em andamento

Estão em andamento obras de projetos importantes como o Transforma Vinhedo, de revitalização de 48 escolas e unidades de saúde de Vinhedo; o Minadouro, de revitalização de nascentes da cidade; reformas dos consultórios odontológicos, do Memorial do Imigrante, da Sala dos Pastores, do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (Cicom) da Guarda Civil Municipal, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal, que será um projeto pioneiro na região e no País; entre outros.

Realizadas

Entre as obras realizadas este ano estão gabião na Rua Cientista Albert Bruce Sabin, reparo de paredes do canal na Rua Antonio Barbosa, desobstrução e limpeza dos tubos de drenagem sob a Avenida das Indústrias, recapeamento da Avenida das Indústrias, muro de contenção na Rua Elizabeth Mingarelli, retaludamento e obras de drenagem no talude da Avenida Aparecida Tellau Seraphim, gabião para contenção na Rua Anésio Marciano, no Córrego da Capela próximo ao Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Anastácia, e na CEI Dona Benta.

Também foram concluídas este ano as obras na Central de Transportes, muro de arrimo na Rua Edgard Genezini, ligação da Avenida Independência com Valinhos, ponte da Rua João Edueta, contenção no Jardim Miriam e na Casa Verde, obras de drenagem e recapeamento em vários pontos da cidade, novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Prefeitura na Capela, Farmácia da Capela e Atendimento Cidadão da Capela.

“Essas são algumas das obras já realizadas e outras ainda aconteceram em parceria com o governo estadual, como recapeamento da Tellau Seraphim e da Estrada da Boiada”, lembrou dr. Dario.

Autor: Silvana Guaiume