11 NOV 2022
SAÚDE
Vinhedo é uma das quatro cidades da RMC a atingir mais de 90% de cobertura vacinal contra poliomielite
Município teve 93% de cobertura vacinal e se destacou na região e também no País, com 3.574 doses da vacina aplicadas
Vinhedo é uma das quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que vacinou mais 90% do público alvo contra a poliomielite durante a campanha de vacinação realizada em todo o país. Vinhedo teve 93% de cobertura vacinal e se destacou na região e também no Brasil. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, Vinhedo tem 3.849 crianças de 1 a 4 anos de idade e aplicou 3.574 doses da vacina.

“Fizemos um trabalho de busca ativa de crianças aptas para receber a vacina e realizamos plantões de fim de semana para que os pais e responsáveis pudessem levar seus filhos para vacinar sem perder o dia de trabalho. Saúde é e sempre será minha prioridade, e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento em saúde na nossa cidade”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

A Secretaria de Saúde de Vinhedo promoveu uma série de ações para ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite durante a Campanha de Vacinação, que incluiu plantões de vacinação nos Centros de Educação Infantil (CEIs), onde estudam crianças de 1 a 4 anos de idade, mutirões de vacinação nos fins de semana e robustas campanhas de divulgação junto à população.

Dr. Dario lembrou que as ações para ampliar a cobertura vacinal em Vinhedo buscam manter a cidade longe da doença. Ele lembrou que quando o número de crianças vacinadas é pequeno, aumenta o risco de contaminação pela doença. “A vacinação é fundamental para manter a doença sob controle”, garantiu. Na RMC, apenas Vinhedo, Holambra, Itatiba e Jaguariúna tiveram mais de 90% de suas crianças vacinadas.

No Brasil, o índice de cobertura vacinal contra poliomielite na campanha nacional foi de 72,6%, e no Estado de São Paulo foi de 69,2%. Na RMC, algumas cidades tiveram baixo desempenho na vacinação, com índices de até 53,6%. Campinas, a metrópole da região, atingiu apenas 63% de cobertura vacinal, o que torna a cidade mais vulnerável à contaminação.

A poliomielite afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade. Uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Os casos de poliomielite diminuíram mais de 99% nos últimos anos, de 350 mil casos estimados em 1988 para 29 casos notificados em 2018.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo, existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas.

Autor: Silvana Guaiume