22 NOV 2022
SAÚDE
Natal de Vinhedo tem ação especial para contribuir com hábitos bucais saudáveis das crianças
Campanha Um Lindo Sorriso de Presente incentiva os pequenos a entregar chupetas e mamadeiras junto com a cartinha a Papai Noel
O Natal de Vinhedo tem uma ação especial para contribuir com hábitos saudáveis das crianças nos cuidados bucais. O Departamento de Odontologia da Rede Municipal de Saúde vai realizar a campanha Um Lindo Sorriso de Presente, que incentiva os pequenos a abandonar chupetas e mamadeiras, aproveitando a época lúdica das festas de fim de ano. Na visita ao Papai Noel, os objetos poderão ser descartados em uma caixa, junto com a cartinha ao bom velhinho.

A iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e Cultura. Uma caixa decorada será colocada em nas duas casinhas do Papai Noel, nas praças Sant’Ana, no Centro, e Aurora Sudário, na Capela. As crianças terão um local próprio para depositar as chupetas e mamadeira, com o apoio dos pais e responsáveis. Noel chega a Vinhedo nesta sexta-feira (25), na Praça Sant’Ana.

“O Natal é uma boa época para sensibilizar as crianças e a proposta do Departamento de Odontologia é ajudar os pais e responsáveis no processo de retirada desses hábitos, que causam alterações nas arcadas dentais das crianças com prejuízos na respiração, deglutição, mastigação, fala, estética e socialização”, afirma a dentista da Rede Municipal, Daniela Moitinho Schock.

O dedo, a chupeta e a mamadeira inevitavelmente causam prejuízos, menores ou maiores, ao desenvolvimento infantil, dependendo do tempo, frequência e intensidade de uso pelas crianças. A época de Natal é propícia para a retirada desse hábito pelo encantamento dos pequenos com a data. “As crianças aceitam mais facilmente e até gostam de saber que o Papai Noel foi quem ficou com sua chupeta e mamadeira, porque a criança está crescendo”, comenta Daniela.

Pais, responsáveis e educadores podem trabalhar juntos orientando, conscientizando e estimulando os pequenos a partir de 2 anos a participar da campanha. Segundo a dentista, a partir dessa idade é preciso incentivar a troca da mamadeira por copos infantis e a retirada da chupeta aos poucos.

Autor: Silvana Guaiume