03 JAN 2023
FAZENDA
Contribuintes podem pagar IPTU à vista com 10% de desconto até o dia 16 de janeiro
Carnês já foram enviados e chegam até sexta-feira (6) no endereço; boletos já estão disponíveis também no site para impressão
A Secretaria de Finanças e Economia de Vinhedo divulgou nesta terça-feira (3), conforme informações constantes no Decreto 372/2022, o cronograma para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2023.

Os carnês já foram enviados pelos Correios e devem chegar nas residências até sexta-feira, mas os moradores não precisam esperar a correspondência, é possível obter os boletos no site www.vinhedo.sp.gov.br, clicando no banner IPTU ou então diretamente no link: bit.ly/3jOJjtP.

Os contribuintes terão 10% de desconto se pagarem o valor integral até 16 de janeiro e 5% para quitação da parcela única até 15 de fevereiro. Há ainda a possibilidade de pagamento parcelado e sem desconto em até 12 vezes.

O reajuste nesse ano acompanhou a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) dos últimos 12 meses que foi de 6,47% e o da taxa de lixo 5,31%.

Neste ano, o modelo do carnê mudou e as parcelas de fundo serão encaminhadas separadamente do IPTU.  Caso o contribuinte não receba o carnê e não tenha como imprimir em casa, ele poderá se dirigir até a Central SIM (Centro e Capela) e pedir para que os funcionários façam a impressão dos boletos.

Divergências de informações no IPTU devem ser contestadas até 15 dias do recebimento do mesmo nas Centrais SIM (Centro e Capela).

Pagamento
O contribuinte conta com uma facilidade extra na hora de pagar as guias da Prefeitura de Vinhedo: além dos canais tradicionais e conveniados de atendimento, é possível quitar taxas e tributos com cartões de débito de qualquer instituição financeira por meio do Terminal de Autoatendimento (TA) Multibanco do Banco do Brasil.

Os pagamentos realizados pelo TA Multibanco não acrescem custos ao contribuinte. O valor máximo para pagamento no canal TA Multibanco é de R$ 10 mil e está condicionado ao limite que a pessoa possui na instituição financeira emissora do cartão.

No entanto, o serviço não aceita guias vencidas. Nesse caso, é preciso acessar o portal da Prefeitura de Vinhedo pelo computador e emitir a via atualizada do documento, com a data atualizada e os devidos encargos já calculados e acrescidos.

Já o Banco Bradesco deixou de receber o pagamento de taxas e tributos da Prefeitura de Vinhedo. A Secretaria informa que o pagamento das taxas e tributos pode ser feito nos bancos Itaú, Santander, Caixa Econômica, Banco do Brasil e lotéricas.

Cronograma de pagamento das parcelas IPTU 2023
1ª Parcela: 16/01/2023