24 JAN 2023
Estudantes da Rede Municipal de Vinhedo voltam às aulas em 31 de janeiro
Uma série de novidades está sendo preparada para ser implementada no ano letivo de 2023 nas unidades de educação do município
Ao menos 8,3 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Vinhedo voltam às aulas no dia 31 de janeiro, próxima terça-feira, em 14 escolas de Ensino Fundamental, no Centro Municipal de Ensino Supletivo – Educação de Jovens e Adultos (CMES – EJA), e em um Centro de Educação Infantil (CEI) que atende apenas as fases 1 e 2 da Educação Infantil, não possui berçário e maternal. Nos 19 Centros de Educação Infantil da Rede e nas três creches conveniadas, cerca de 1,6 mil crianças já retomaras as aulas, no dia 5 de janeiro.

Uma série de novidades está sendo preparada para ser implementada no ano letivo de 2023 na Educação Municipal de Vinhedo. Esta semana, os educadores da rede municipal estão em atividades de planejamento e treinamento para organizar as ações do ano letivo. A semana reúne todos os profissionais, inclusive os novos educadores, em atividades realizadas nas unidades de educação em que vão atuar e também externas.

“Retomamos o ano letivo com muitos projetos que serão executados ao longo de 2023 para que possamos sempre atualizar, melhorar e aprimorar a educação municipal de Vinhedo. Estamos trabalhando com a equipe de educadores para que nossa cidade tenha uma educação que promova o acolhimento, o desenvolvimento e novas oportunidades de conhecimento para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

O planejamento acontece conforme a faixa etária dos estudantes, conteúdos e segmentos. Os educadores participam de palestras, de encontros com Equipe da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), debatem desafios, possibilidades, recebem treinamento para utilizar o sistema digitalizado da Educação de Vinhedo para registro de notas e frequência dos estudantes, entre outros.

A diretora pedagógica da Rede Municipal de Educação de Vinhedo, Alessandra Freitas, explica que a primeira semana de aulas tem foco no acolhimento dos alunos, na recepção e ambientação. Ela comentou que muitas novidades estão previstas para este ano, como o Educasom, projeto de musicalização que terá oficinas musicais, produção de instrumentos com matérias alternativos e formação de bandas, entre outras atividades, destinado a estudantes e educadores. As aulas vão acontecer durante o período letivo, a partir de março.

“Fevereiro é um período de atividades diagnósticas para que possamos conhecer os alunos, as turmas e nos preparar para o desenvolvimento das atividades pedagógicas ao longo do ano”, explicou Alessandra. Ela comentou que está marcada para esta quarta-feira uma reunião com a RBAC para debater o ingresso de novas escolas municipais de Vinhedo ao programa.

Outra novidade do ano letivo de 2023 são as lousas digitais, que estão sendo instaladas nas escolas. Cada unidade de educação de Vinhedo terá uma lousa digital para ser utilizada em atividades com os estudantes. Segundo a diretora, as equipes de educadores vão debater organização pedagógica, estratégias e possibilidades de uso dos equipamentos, de acordo com as faixas etárias e disciplinas, que deverão ser utilizados a partir de março.

Autor: Silvana Guaiume