26 JAN 2023
SANEAMENTO
Colinas de San Diego recebe redes coletoras e moradores devem solicitar ligação de esgoto
Prazo para a regularização da ligação ao sistema público será encerrado no dia 28 de fevereiro

Os moradores do bairro Colinas de San Diego devem procurar o Setor de Atendimento da Sanebavi para solicitar a ligação de esgoto até o dia 28 de fevereiro. A medida, além de obrigatória por lei, é de extrema importância para manter a saúde pública, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a preservação do meio ambiente.

As obras de implantação das redes coletoras no Colinas foram concluídas pela Sanebavi em outubro do ano passado, beneficiando cerca de 270 pessoas daquela região. “Com a infraestrutura, mais de 65 imóveis vão deixar de usar fossas e passarão a utilizar o sistema público de saneamento, um ganho tanto para os cidadãos, como para o município, que avança mais uma etapa rumo a universalização do esgoto”, destaca o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco.

“Saneamento é saúde e bem-estar. Estamos trabalhando cada vez mais para que a cidade seja atendida integralmente com coleta e tratamento de esgoto. Essa é uma das principais metas da autarquia”, afirma o superintendente da Sanebavi, Jaderson Spina.

O Colinas de San Diego recebeu mais de 2.250 metros de rede coletora, além da construção de duas estações elevatórias para direcionamento dos efluentes com toda infraestrutura para coleta e transporte até a Estação de Tratamento – ETE Pinheirinho. “A implantação do sistema público de esgotamento sanitário no Colinas era uma demanda antiga. A obra foi muito aguardada pela comunidade e hoje está disponível para que todos usufruam e façam bom uso”, pontua Spina.

A Sanebavi ressalta que os moradores devem ficar atentos ao prazo de solicitação para a interligação às redes, que termina no dia 28 do próximo mês, a fim de evitar multas ou aplicação de outras sanções.  A obrigatoriedade da conexão dos imóveis à rede coletora de esgoto está prevista na lei Federal n° 11.445/2007, artigo 45, a qual determina que toda edificação permanente urbana dever ser conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeita ao  pagamento de taxas, tarifas decorrentes da disponibilização e da manutenção da infraestrutura e do uso desses serviços.

Ligação do esgoto
Para solicitar a ligação do esgoto os moradores devem agendar o horário de atendimento presencial no site www.sanebavi.com.br, disponível segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.  É necessário levar cópia do RG e CPF do proprietário do imóvel.

Caso o requerente não seja o mesmo, além desses documentos, deverá ser feita a comprovação do vínculo com apresentação das cópias dos seguintes documentos: esposo(a) - certidão de casamento; filho(a) - RG e CPF ou CNH;  pai/mãe - certidão de nascimento do proprietário ou RG e CPF (ou CNH); Sendo outras pessoas, deve-se apresentar uma procuração simples com autorização do serviço e RG e CPF (ou CNH) do proprietário.

O prazo para a realização da ligação é de até 10 dias úteis a partir da data de aprovação das instalações e do cumprimento das demais condições regulamentares. Mais informações sobre o procedimento, documentação, etapas e custos estão disponíveis no site da Sanebavi (www.sanebavi.com.br), no menu Carta de Serviços, páginas 118 a 120.

Autor: Ana Cândida Briski