Preventivamente, o órgão municipal pediu que 10 famílias deixassem suas casas até análise final
Uma equipe composta por representantes do Governo do Estado está em Vinhedo, nesta manhã (2), realizando uma vistoria nas casas da Vila Junqueira afetadas pelas fortes chuvas da última terça-feira.
A equipe é composta pela Major Cláudia da Coordenadoria do Estado da Proteção e Defesa Civil, pelo geólogo Eduardo e geógrafo Marco, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), além do prefeito Dr. Dario Pacheco, secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon e diretor da Defesa Civil, Maurício Barone.
A vinda da equipe especializada em desastres naturais foi solicitada pelo prefeito, após a cidade registrar um grande deslizamento de terra entre as Ruas Goiás e Otávio Tasca. Dez famílias deixaram suas casas, cerca de 27 pessoas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, um pré-relatório será emitido ainda hoje com apontamentos a ser recomendados ao município e, em até cinco dias, sairá o laudo completo, com todas as orientações da equipe especializada.
“Nossa prioridade absoluta é resguardar a vida desses moradores, por isso, solicitamos preventivamente que deixassem suas casas. É uma situação desconfortável e esperamos atende-los da melhor e mais ágil forma possível”, explicou Dr. Dario
Chuvas
Vinhedo registrou na terça-feira um dos maiores volumes de chuva do ano, com cerca de 112 mm em poucas horas. Para ter ideia do volume da chuva, a média de fevereiro deste ano foi de 404 mm, enquanto a média histórica dos últimos 10 anos foi de 186 mm.
As fortes chuvas ocasionaram além do desmoronamento de terra, alagamentos de ruas e córregos, queda de fiação, postes e árvores. Felizmente não há vítimas e nem feridos.
Autor: Ana Cândida Briski