Ações, embora tenham o foco no dia 8 de março, serão perenes, como a retomada de programas da Secretaria de Saúde
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Vinhedo programou uma série de atividades. Embora a data máxima seja o 8 de março, as ações estão distribuídas ao longo de todo o mês de março e, mais do que uma ação de praxe, o propósito é levar formação e reflexão sobre a data que surgiu para valorizar as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história.

E evidenciando essa luta, e a trajetória de independência conquistada, uma das ações é a palestra “Mulheres inspiradoras e seus negócios”, que acontece no próprio dia 8 de março, de forma on-line e gratuita. Segundo uma pesquisa do Sebrae-SP, 42% das mulheres adultas do Estado de São Paulo afirmam ter o sonho de ter um negócio próprio.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Vinhedo, o Sebrae e a Acivi (Associação Comercial e Industrial de Vinhedo), e terá a participação da empreendedora Iara Battoni, da empresa Janela Namoradeira, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios em 2022; e da empresária Rosielle Pegado, reconhecida na região por mudar toda a sua trajetória profissional abrindo novas possibilidades para empreender. As mulheres interessadas podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/3ExjVAv.

Paralelo a isso, ações na Saúde e Assistência Social também estão programadas (confira no quadro abaixo), incluindo a retomada do Grupo Gestar, desde o dia 1 de março, que dá suporte às gestantes com um apoio multidisciplinar, envolvendo as duas secretarias.
Artesanato Criativo

No mesmo viés empreendedor, também em 8 de março, acontece uma oficina gratuita de artesanato criativo com vidros, numa iniciativa da Secretaria de Planejamento Ambiental, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem 4 RV.

As mulheres interessadas em participar devem fazer inscrição pelo link https://bit.ly/oficinadevidros e escolher um dos horários disponíveis, das 9h às 11h (manhã) ou das 14h às 16h (tarde). São 80 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até o dia 7 de março.

Não há lista de material para participar, mas recomenda-se que as inscritas tragam garrafas ou potes de vidro de diversas cores e tamanhos. No dia da oficina, haverá itens disponíveis para que todos aprendam as técnicas ministradas.

DIA DA MULHER EM VINHEDO
Apresentação Teatral “Eu sozinha ando bem, mas com vocês ando melhor” – Coletivo Onírico de Teatro
Dia 6 de março
Local: Escola Municipal André Franco Montoro (R. Juliana Von Zuben Degelo – Jd Bela Vista II)

Oficina Criatividade em Vidros
Dia 8 de março, das 9h às 11h ou das 14h às 16h
Local: Ceprovi (Av. Independência, nº 5407 - Jardim Alba, Vinhedo)
Inscrições gratuitas pelo link: https://bit.ly/oficinadevidros

Reunião Ampliada do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Dia 8 de março, a partir das 9h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (R. Osvaldo Cruz, 299 – Centro)
Roda de conversa com Dra. Maria Heleno Taranto – Delegada Coordenadora das Delegacias da Defesa da Mulher (DDMs) do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo.

Palestra “Mulheres inspiradoras e seus negócios”
Dia 8 de março, das 18h30 às 19h30
Evento on-line: http://bit.ly/3ExjVAv
Inscrições gratuitas pelo link acima